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Whatsapp: Sua nova ferramenta de vendas

Fortaleça sua força de vendas por meio do aplicativo de mensagens instantâneas

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Uma multiplataforma de mensagens instantâneas, chamadas de voz para smartphones, onde é possível enviar mensagens de texto, imagens, vídeos e documentos, além de fazer ligações grátis por meio de uma conexão com a internet. Tudo em um só aplicativo. Será essa a razão do sucesso permanente do Whatsapp?

Fundado em 2009 por Jan Koum e Brian Acton que, juntos, passaram quase 20 anos no Yahoo, o WhatsApp surgiu como uma alternativa às mensagens SMS, e agora tem uma gama de funções. Em 2014, o aplicativo foi fundido com o Facebook, mas permaneceu com seu foco inicial, operando de forma independente e com o objetivo de construir um serviço rápido de mensagens capaz de funcionar em qualquer lugar do planeta.

O nome é uma brincadeira com a gíria “What’s Up”, termo em inglês, que significa na linguagem informal o “e aí?”. Seja por sua agilidade ou facilidade na utilização, o aplicativo permanece como pioneiro entre suas concorrências diretas ou indiretas.

De acordo com dados da companhia, mais de 1,5 bilhão de pessoas, em mais de 180 países usam WhatsApp. No Brasil é o aplicativo de mensagens instantâneas mais usado para se comunicar. De acordo com um levantamento da Conecta, uma plataforma web do grupo IBOPE Inteligência no país, essa plataforma foi instalada nos celulares de 91% dos internautas que responderam a pesquisa.

Em seguida, estão o Facebook, Instagram, Messenger e Twitter que ratificam a autoridade de Mark Zuckerberg. As demais redes como Skype, Snapchat, Pinterest, Telegram e Tumblr representam 25% ou menos do público.

O contexto brasileiro se assemelha ao global. Uma recente pesquisa da Statista revelou que o Facebook, WhatsApp e Messenger ocupam as três primeiras opções de redes sociais mais utilizadas no mundo. Na China, o WhatsApp não está em primeiro pois sofre a concorrência do WeChat, rede de mensagens instantâneas similar.

Com mais de 55 bilhões de mensagens enviadas diariamente, a rede é usada principalmente para manter contato com amigos e familiares, a qualquer hora e lugar.

De acordo com a pesquisa MMA Mobile Report 2017, feita pela MMA e a Kantar, a maior parte dos entrevistados, representada por 91%, revela que utiliza o smartphone para bate-papo, isso explica a escolha por aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp.

Neste artigo, iremos abordar algumas dicas de como utilizar o WhatsApp para diferentes funções, como por exemplo para fins comerciais, e não apenas para bater papo. Abaixo, seguem os principais assuntos que serão apresentados.

o Aplicativos usados para compras de bens físicos

o Como usar o Whatsapp para vender

o Dicas de Abordagens de vendas pelo Whatsapp

o Erros na hora de vender pelo aplicativo

o Vantagens de usar o Whatsapp para vender

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Aplicativos usados para compras de bens físicos

Não só para bater papo serve o WhatsApp. Pesquisas apontam que uma pessoa normal visualiza a sua conta de 70 a 150 vezes por dia. E por que não aproveitar essa vantagem para fazer negócios? O WhatsApp e o Facebook Messenger estão como os primeiros na lista dos aplicativos mais usados para comprar bens físicos pelos brasileiros em smartphones.

As informações são da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. De acordo com o estudo, na lista de aplicativos usados para comércio, em sexto lugar está o WhatsApp, com com 8% dos entrevistados. Em décimo-primeiro está o Messenger do Facebook. Na frente estão o Mercado Livre (31%) como líder, seguido da Americanas.com (21%).

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Como usar o Whatsapp para vender

Para fidelizar o cliente, nada melhor do que manter o relacionamento com ele, abordando-o instantaneamente com mensagens. Já pensou em adotar essa ferramenta no seu negócio?

Saiba que é uma excelente e funcional maneira de manter o vínculo com a marca. Desde a abordagem até a concretização da venda, o aplicativo é considerado uma poderosa estratégia.

Ainda sem tanto apelo pelas empresas, esse aplicativo pode alavancar os negócios de muitos empresários, e até substituir o chat de vários sites. O primeiro passo para aderir a este novo instrumento é estudar a rede e os seus clientes, novamente.

Pense no que motiva uma pessoa a querer comprar: medo e desejo. Medo de não emagrecer, de não pertencer a um grupo, de não ter condições de proporcionar uma vida melhor para os filhos e etc. Desejo de ter um corpo fitness, ter prazer de pertencer a um grupo, sustentar sua família de forma tranquila. Através das motivações, as pessoas fazem suas escolhas. Ao conhecer de perto o que motiva o seu cliente, você conseguirá desenvolver melhor a sua estratégia.

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Dicas de Abordagens de vendas pelo Whatsapp

O segundo passo para alcançar o sucesso de vendas pelo WhatsApp é definir a sua abordagem para com os clientes. Manter o relacionamento é a chave para qualquer negócio, seja físico ou online. No online, há recursos como a linha de transmissão que permite a aplicação perfeita da venda e garante o contato personalizado.

Confira algumas táticas para fazer valer o WhatsApp para venda.

1. Solicite os contatos

Você precisa antes de tudo, fazer um cadastro de todos os seus clientes para ter acesso aos principais dados deles como o telefone e o e-mail. Não se esqueça de pedir autorização para o envio de mensagem. E tome cuidado para não ser invasivo.

2. Crie uma lista de transmissão

Você pode enviar mensagens para até 256 pessoas ao mesmo tempo. Prefira esse recurso ao invés de criar um grupo, isto permitirá que você envie mensagens mais personalizadas, esta estratégia é importante para que seu cliente se sinta único e especial.

3. Conteúdo é tudo

Seja criativo na hora de usar e abusar dos recursos que o WhatsApp permite: áudios, vídeos, imagens e texto. Lembre-se que é isso que irá prender ou não a atenção do seu cliente ou potencial cliente. Pense em estratégias que vão fazer com que a pessoa que receba a mensagem queira abri-la, não porque é mais uma, mas sim porque aquilo vai fazer diferença na vida dela.

4. Use o WhatsApp Web

Abrir o aplicativo no computador pode facilitar ao escrever um texto de tamanho médio a grande. Ele dá mais visibilidade e praticidade ao contatar ou responder os clientes. Além de ajudar a evitar erros de digitação que ocorrem pelo celular.

5. Abuse dos gatilhos mentais

Use frases e mensagens que despertem o interesse do cliente, isso pode ser uma ótima oportunidade de atrair mais as pessoas a comprarem o seu produto. Como por exemplo:

– “É agora ou nunca”;

– Use depoimentos de clientes já fidelizados;

– Solte novidades sobre o seu serviço.

6. Planeje-se

Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado. Permaneça presente no whatsapp do seu cliente. Para facilitar, faça um cronograma de postagens e mensagens semanais para melhor se organizar. Isso não quer dizer que você irá mandar milhares de mensagens durante uma única semana. Pode ser a cada três dias ou com dias fixos, conforme você identificar que é necessário.

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Erros na hora de vender pelo aplicativo

Saber utilizar essa rede para alavancar o seu negócio é essencial, mas cuidado para não cometer erros que podem dificultar o seu sucesso. Veja algumas dicas a seguir para não cair nessas situações:

  •         Não envie muitas mensagens

Evite ser indelicado, ninguém gosta de ser bombardeado com mil mensagens em um curto espaço de tempo de uma mesma marca.

  •         Escolha a sua linguagem

Não existe uma linguagem adequada, pois cada caso é único. Defina o seu público e saiba a melhor forma de se comunicar com ele, para atingir o seu objetivo.

  •         Escute o seu cliente

Não ignore o feedback ou as dúvidas do cliente. Isso pode ser crucial para você perder o seu potencial cliente.

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Vantagens de usar o Whatsapp para vender

Entre as diversas facilidades e vantagens que a venda pelo WhatsApp tem, a principal é o fato de ser gratuito. Diferente de outros pontos de vendas em que normalmente é preciso pagar para que você possa alcançar o seu potencial cliente.

Sua universalidade é um advento para as concorrências, já que todo mundo usa o aplicativo. Será difícil encontrar uma pessoa, no Brasil, que não utilize essa rede social para se comunicar, isso fará com que você atinja ele mais rápido.

Diferente do email marketing, que requer um tempo para que a pessoa abra o conteúdo, o WhatsApp tem um alto engajamento. Segundo uma pesquisa realizada pela DigitalDefynd, 70% das mensagens são visualizadas dentro de poucos minutos.

Estude e invista nesse novo tipo de ferramenta. Ela será indispensável para aprimorar e alavancar o seu negócio no mercado. Lembre-se que a atualização é indispensável com o avanço da tecnologia. Se você não se adaptar às novas formas de comunicação com o seu cliente, ficará para trás.

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