Posted in:

Tendências de vendas: Inove e Melhore seus resultados

Entenda o comportamento dos consumidores, inove e adquira novas práticas de vendas que podem alavancar seu negócio

Tendências de vendas (1)
Rate this post

O processo de vendas pode ser definido como um procedimento primordial para qualquer negócio. Entre seus principais conceitos estão, estimular potenciais clientes a realizarem compras e consequentemente auxiliar as empresas a se destacarem no mercado diante de seus concorrentes.

O conceito de vendas dentro de uma organização também é válido no desenvolvimento de estratégias e na criação de manuais que permitem que os profissionais compreendam quais produtos são mais relevantes e quais atendem as reais necessidades dos consumidores. Este mecanismo torna ainda os vendedores mais aptos a atingirem suas metas.

Já o ‘consumidor’ é definido como um indivíduo ou pessoa jurídica capaz de realizar compras ou fazer uso de um determinado serviço ou produto. Ele possui comportamentos diversos e suas escolhas podem fazer toda a diferença para o desenvolvimento de uma estratégia de vendas.

São diversas as variáveis que influenciam o comportamento de um consumidor. Um empreendedor ao definir suas estratégias de vendas tendo conhecimento das condutas dos clientes torna mais fácil a aceitação de seus produtos bem como o processo de venda do mesmo.

Uma boa estratégia de venda requer entendimento sobre como os consumidores consomem seus produtos e serviços, além de ser essencial para analisar quais são os pontos determinantes na hora da compra e criar oportunidades para alavancar as vendas.

Com a tecnologia cada vez mais em alta, o processo de decisão de compra assim como o comportamento do consumidor, ambos mudaram bastante. Os canais de compras são diversos, além de existirem novas variáveis que influenciam a jornada de compra do cliente.

Atualmente, os consumidores conseguem obter diversas informações que os influenciam em suas decisões. Diante desse cenário, cabem as empresas se adaptarem a essas novas tendências de comportamento do consumidor.

Neste artigo iremos abordar sobre as principais tendências de vendas do mercado e como é possível utilizá-las para alavancar seu negócio: Confira os temas que serão abordados:

  • Quais são as principais tendências de vendas que você precisa saber
  • Conheça as tendências de consumo para 2018
  • Como transformar seu negócio em algo inovador
  • Como transformar vendas em compras

Tendências de vendas (5)

Quais são as principais tendências de vendas que você precisa saber

O departamento comercial de uma organização é um dos setores que mais exigem atualização sobre o mercado. Afinal para que as metas sejam alcançadas é muito importante que os profissionais desta área estejam resguardados sobre as principais tendências de vendas.   

Para especialistas do setor, a grande tendência é que os profissionais saibam introduzir conhecimentos e ferramentas já aplicados em outras áreas para modernizar o desempenho de suas vendas. É conseguir buscar modelos de melhorias através de observações competitivas. É muito importante que esses profissionais também analisem mais suas métricas e se está obtendo retorno diante de seus investimentos em práticas de vendas.

Todos estes indicadores sintetizam o que uma empresa precisa para obter resultados positivos. E é importante que os empresários tenham em mente que mesmo as vendas sendo essenciais para o negócio, são os vendedores que devem gerenciá-las de forma correta. Esses treinamentos entre eles devem ser constantes.

Outra tendência que deve ser levada em conta é a mudança do modelo funil de vendas. Atualmente, o modelo deve ser utilizado para conduzir o fluxo de oportunidades do início ao fim, ou seja, desde o momento da prospecção até a finalização da compra.

Compreender o comportamento dos consumidores e dos profissionais de venda são tendências também que sido aplicadas em organizações mundo afora. Este método transforma vantagens em melhores ofertas, pois passam a ter suas habilidades reconhecidas gerando um impacto forte nas vendas.

Abaixo, listamos quatro tendências em vendas mais importantes da atualidade e que podem auxiliá-lo a destacar seu negócio perante o mercado. São elas:

1) Faça da venda uma verdadeira experiência

Em um mercado cada vez mais competidor cabe aos empresários desenvolverem cada vez mais mecanismos diferenciados para encantar seus clientes. É preciso oferecer além do óbvio. Apostar em experiências, por exemplo, é uma ótima oportunidade de encantar o cliente. Pois diante de centenas de opções, o consumidor hoje está mais exigente e é capaz de optar por um atendimento diferenciado, que lhe ofereça oportunidades distintas e personalizadas.

2)  Invista em vendas direta

Em um cenário de crise, a tendência é que as empresas invistam cada vez menos em equipes de vendas para reduzir seus custos. Porém, o conhecido procedimento de ‘porta em porta’ vem ganhando cada vez mais espaço entre grandes empresas do varejo que estão voltando a investir neste modelo de atendimento para alavancar seus negócios.

3)  Crie uma cultura sustentável e social

Cada vez mais as grandes empresas têm se preocupado em implantar culturas sustentáveis e sociais. Essas estratégias, além de garantirem um bom posicionamento da marca perante ao mercado, faz com que os clientes a enxerguem de maneira diferenciada e como uma companhia que se preocupa em beneficiar não só o meio ambiente, mas a sociedade como um todo.

4) Crie canais de comunicação com o cliente

Com a propagação dos diversos meios de informações disponíveis no mercado atualmente, é comum que ao pensar em comprar algo, o consumidor pesquise e busque informações relevantes sobre em canais online. E quando ele possui um canal disponível com todas essas informações ele passa a se sentir privilegiado e mais seguro. Portanto, investir nestas plataformas como blogs, e em conteúdos ricos fica mais fácil de direcionar o cliente e convertê-los em vendas.

Tendências de vendas (6)

Conheça as tendências de consumo para 2018!

Para especialistas, 2018 é um ano predestinado a surgirem novas tendências de consumo e, entre elas, as crianças e os considerados da terceira idade vêm ganhando espaço quando diz respeito a compras. Afinal, ambos têm despertado o olhar de marcas de vários segmentos. Além disso, as tecnologias também pretendem alcançar espaços maiores e serão responsáveis por gerar ainda mais lucratividade para empresas.

Abaixo, listamos para vocês as principais tendências de consumo para este ano. Confira:

1)    A vez dos pequenos

Em um mundo cada vez mais conectado, é normal que as crianças estejam mais antenadas e capazes de desenvolver suas decisões de compra. Diante desse cenário as marcas têm tido que se adaptar a esta tendência, fortalecendo sua comunicação direta com os novos pequenos consumidores.

A intenção é que as empresas invistam ainda mais em produtos infantis, além de se preocuparem com as necessidades deste público, esforçam-se para se comunicar de forma correta e oferecer produtos que contribuem para um crescimento consciente.

2)    Transparência em foco

Cada vez mais exigentes, os consumidores têm tido maior preocupação em tudo que diz respeito ao produto ou serviço que irá adquirir. Diante disso, as empresas estão buscando oferecer diversos meios e canais para detalhar seus produtos e serviços. Ser transparente em um mercado gigante é uma prática que tem tornado muitas companhias diferenciadas.  Essas tendências em prol de atender as necessidades exigem que as empresas revelem mais sobre os processos, história, valores e legado que pretendem deixar.

3)    Consumidores pós-género

Se tem algo que não se discute atualmente é questão de gêneros. Principalmente, porque os jovens não costumam mais efetuar compras em marcas que possuem apenas as tradicionais peças ‘masculino’ ou ‘feminino’. O consumidor moderno exige um conceito diferenciado e que abranja todos os tipos de gêneros. Estes comportamentos têm feitos muitas marcas reformularem suas estratégias de vendas não só em relação aos produtos, mas também em seus meios de comunicação.  

4)    A terceira Idade também quer comprar

Uma estatística muito peculiar já disponibilizada é que a terceira idade (pessoas acima de 60 anos) têm compreendido o grupo com maior número de acesso às redes sociais. Este novo espaço de relacionamento e interação com as plataformas virtuais tem tornado esse público com maior disposição de compras. Essa faixa etária é considerada as que querem comprar e compartilhar com o mundo. As empresas já perceberam essa forte mudança e já buscam oferecer cada vez mais produtos e serviços para este público.

Tendências de vendas (4)

Como transformar seu negócio em algo inovador

‘Inovação’ tem sido um termo muito utilizado entre as organizações nos últimos tempos. Este mecanismo é considerado fundamental para o alcance de novos resultados e melhorias de um negócio. Porém, viabilizá-lo exige estudo, criatividade e observação. Só assim será possível construir um negócio inovador e que faça diferença no mercado!

O conceito de inovação pode ser aplicado em diversos setores de uma organização, inclusive, na área de vendas. Companhias inovadoras tendem a revolucionar, ou seja, criar estratégias diferentes, produtos, métodos de vendas, entre outros elementos que as diferenciam e a tornam modelo de excelência.

A capacidade que a empresa tem de concorrer e sobreviver perante um mercado cada vez mais amplo, está ligada a forma de como ela é capaz de inovar. Por isso, o modelo de negócio estudado e desenvolvido de acordo com as novas tendências do mundo corporativo, com as normas de regulamentação em dia e também de acordo com as mudanças da economia.

Abaixo, confira algumas sugestões de como tornar seu negócio mais inovador:

  • Dissemine uma cultura criativa em toda a equipe e faça com que todos pensem em atitudes diferenciadas;
  • Peça um retorno do seu cliente. Interagir com o público pode ajudá-lo a desenvolver estratégias de vendas e ser mais assertivo;
  • Entenda do seu mercado, pesquise o comportamento do seu consumidor e esteja aberto a novas oportunidades sempre;
  • Entenda que inovação e criatividade é conseguir extrair um algo potencial através de novas ideias. Esses conceitos podem se manifestar de várias maneiras e garantir grandes oportunidades para empresas que desejam alavancar seu poder de vendas.

Benchmarking (5)

Conclusão –  transforme vendas em compras

Compreender como é possível atingir a meta e finalizar uma compra bem-sucedida é um dos principais desafios de quem trabalha com vendas. E para alcançar o tão sonhado objetivo é preciso que estes profissionais se dediquem a uma série de etapas consideradas essenciais para se converter vendas em compras.

Entender mais sobre os seus leads, por exemplo, é uma forma assertiva de se conseguir uma boa venda. Neste quesito é importante observar questões como hábitos de consumo, por que escolheram esta empresa, além de se colocar à disposição para ouvir seu feedback.

Outro tópico importante é que todos os clientes sejam atendidos de maneiras diferentes. Essa customização os tornará mais seguros e confiantes sobre o que a empresa tem a lhe oferecer.

Ao iniciar o contato com o cliente, o time de vendas deve ter como meta brilhar. Pois é justamente neste momento que o funil de vendas será acionado e o profissional terá informações suficientes para conhecer bem o consumidor. A partir daí cabe a ele estabelecer uma conversa que gere encantamento no cliente.

Conhecer bem os valores e o objetivo empresa fará toda diferença para a equipe de vendas. Sempre que possível, ofereça treinamentos para o seu time!

Converter vendas em compras é um processo que requer constante melhorias. Teste sempre e descubra o que funciona para a sua empresa!


Prospecção de clientes: 12 dicas para você fechar vendas como um ninja

5 frases para atrair clientes e fechar negócios (a 5ª é matadora)

Proposta comercial: segredos para fazer uma irrecusável


Gostou deste artigo? Então, deixe o seu comentário com sugestões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *