Posted in:

A importância do treinamento de vendas

Conheça as principais formas de capacitação de vendas e como elas podem ser utilizadas de forma positiva para aumentar a lucratividade de um negócio

Treinamento_de_vendas
Rate this post

Conheça as principais formas de capacitação de vendas e como elas podem ser utilizadas de forma positiva para aumentar a lucratividade de um negócio

Existem diversos critérios utilizados pelos consumidores na hora de escolher qual produto irá adquirir. Muitos optam por um bom preço, marca, custo-benefício, qualidade, entre outras dezenas de fatores. Porém, em um processo de venda, seja físico ou online, é essencial que o vendedor conheça o perfil do seu cliente e entenda suas necessidades. Só assim será possível conseguir convencê-lo dos seus diferenciais.

E nestes processos, os treinamentos de vendas são tidos como ferramentas fundamentais para empresários que desejam capacitar e desenvolver seus vendedores para alcançar tais diferenciais. O objetivo desses treinamentos é torná-los aptos não só para que possam bater suas metas, e sim para alcançar resultados mais expressivos. Através de diversas técnicas novas os vendedores se sentem mais motivados, confiantes, desenvolvem persuasão e, com isso, conseguem interagir e criar uma conexão maior com os clientes.

Antes que uma venda seja efetivada é preciso mensurar o que o cliente deseja do seu negócio e treinar seus colaboradores é o primeiro passo para atingir tal objetivo. Esta iniciativa ajuda a criar nestes profissionais a consciência de suas habilidades e competências, onde precisam melhorar, a identificar o que de fato os limitam, além de auxiliá-los a lidar com as possíveis pressões do dia a dia, com suas metas e a irem em busca de seus resultados.

E diante de tantos modelos de treinamentos de vendas que surgem todos os anos, identificar o mais adequado tem sido um grande desafio para muito empresários. Diante disso, é importante saber estabelecer entre suas necessidades, em quanto tempo sua equipe de vendas será treinada, se será um treinamento coletivo, e quais recursos serão utilizados.

Vale lembrar que dependendo do formato escolhido, será necessário haver deslocamento dos colaboradores, intervalo de refeições, etc. Este processo deve ser feito de forma minuciosa, pois será essencial na hora de determinar o sucesso do treinamento que será feito.

Existem diversos tipos de cursos de capacitação que vão desde ‘online com aulas ao vivo’, ‘online com aulas gravadas’, ‘presenciais’ e ainda os ‘treinamentos feitos através de smartphones’. Mas como identificar o treinamento ideal para o seu negócio? Neste artigo vamos abordar os diversos tipos de treinamentos de vendas e como eles podem ser utilizados de forma positiva. Abaixo, seguem os temas em destaque:

  •         Tipos de treinamentos de vendas
  •         Como escolher o melhor tipo de treinamento
  •         Os diferenciais dos treinamentos online

Treinamento_de_vendas

Tipos de treinamentos de vendas

Para que um negócio obtenha sucesso, em algum momento, será necessário que o empresário desenvolva novas possibilidades de vendas. Seja através da criação de uma campanha, promoções, investimento em marketing e principalmente em novos modelos de capacitação para sua equipe de vendas.

A criação de novos métodos de treinamentos têm sido umas das opções mais buscadas por gestores, já que é uma alternativa capaz de render bons resultados. Especializar colaboradores tem como benefícios torná-los mais seguros, assertivos e eficientes no processo de vendas. Porém, para que um treinamento seja eficaz é preciso implementá-lo da forma mais correta possível.

De acordo com especialistas, antes de iniciar um processo de treinamento é importante que o gestor faça uma análise da atuação do time de vendas, nesse processo é importante avaliar as pessoas e seus principais indicadores de resultado. Pois assim, além de ser uma maneira de mapear informações relevantes do negócio, ajuda a identificar quais são os pontos fortes, e quais pontos deverão ser aperfeiçoados no treinamento.

Outro aspecto que deve ser levado antes da implementação de um treinamento é compartilhar o real objetivo para a sua equipe. O treinamento deve transmitir conhecimento, deve desenvolver as habilidades de todos e propor mudanças. Após detectar as falhas, através de um diagnóstico minucioso, será possível identificar qual o tipo de treinamento será aplicado, alinhando-o aos objetivos que deseja alcançar.  

Abaixo, conheça os principais tipos de treinamentos de vendas aplicados em organizações:

1) Desenvolvimento de operação

Este tipo de capacitação visa treinar os colaboradores para que eles passem a dominar todas as suas ferramentas de vendas. Através deste modelo de treinamento é possível que eles consigam extrair diversas maneiras de como irão realizar um trabalho mais eficaz. Os treinamentos operacionais visam fazer com que o vendedor saiba cadastrar os dados do cliente, registrar as compras, imprimir relatórios de vendas e são fundamentais para que o cliente tenha uma boa impressão sobre a empresa.

2) Entendendo sobre produtos e serviços

Não há forma mais adequada de se vender algo que seja melhor do que conhecer a fundo seu produto ou serviço. Sendo assim, este treinamento é essencial para os vendedores adquirirem entendimento sobre as principais funcionalidades dos produtos ou serviços que comercializam. Entender sobre os mesmos requer que ambos criem argumentos de vendas e soluções para os clientes. Esse é o principal foco deste tipo de treinamento, que os auxiliam os vendedores a conhecer as características, as formas de uso dos produtos, e os ajudam a efetivar uma venda adequada.

3) Aprendendo a utilizar técnicas de abordagem

É importante ter em mente que cada cliente possui um perfil de compra diferente. Muitos são indecisos, outros curiosos, impacientes, etc. Este treinamento visa tornar o vendedor apto aos diversos tipos de abordagem, ou seja, conseguirá lidar com qualquer cliente de forma satisfatória. Treinar as formas de abordagem faz com que os vendedores consigam rapidamente ter uma leitura rápida sobre o seu cliente aumentando assim suas chances de vendas.   

4) Aprimoramento profissional

Por mais que um vendedor seja expert em sua área, existe a necessidade de que ele esteja sempre se qualificando, para trabalhar de acordo com as tendências do mercado. Estes treinamentos visam aperfeiçoar profissionais e torná-los ainda mais eficazes. Muitos adquirem novas habilidades e passam a vender de forma mais estratégica.

Como escolher o melhor tipo de treinamento

Identificar o melhor tipo de treinamento para uma equipe requer uma forte análise sobre o seu negócio, e identificar as possíveis melhorias é o primeiro passo para essa definição.

No momento em que for escolher um treinamento de vendas para sua equipe de vendas é muito importante medir o perfil de toda a equipe. Mensurar quais qualificações de mercado devem ser aproveitadas e como ambos podem gerar resultados ainda mais positivos para a empresa.

Um treinamento de vendas deve oferecer aos colaboradores experiências diferenciadas em diversos quesitos de sua vida, abordar formatos de otimização de tempo e relacionamento com o seu público, permitindo que eles desenvolvam novos argumentos e formas de atendimento.

Além disso, o curso de vendas possibilita que os vendedores melhorem sua produtividade e obtenha melhores resultados. Eles passam a se sentir mais seguros, confiantes e motivados a gerar mais renda para o negócio. Uma boa estratégia na hora da escolha do tipo de treinamento que será realizado, é questionar a equipe de vendas qual tema e formato de treinamento gostariam de receber.

Para identificar a melhor maneira de como realizar treinamentos de vendas, você deve levar em conta algumas informações. Se será online ou presencial, por exemplo, isso fará toda a diferença. Apesar de possuírem um custo maior e demandar uma logística maior, muitos empresários ainda oferecem a seus funcionários cursos presenciais. Isso porque acreditam que dessa forma eles se sentem mais encorajados, além de fixarem mais os conteúdos.

Mas com a tecnologia cada vez mais em alta, os cursos de vendas online têm sido ótimas alternativas. O importante é que antes de qualquer definição o gestor trace uma estratégia para o formato do curso. Confira abaixo, alguns fatores que devem ser levados em conta:

  •         Quantos vendedores serão treinados?
  •         Qual o orçamento que tenho disponível para os treinamentos com vendas?
  •         Quais temas serão abordados?
  •         Em que período os treinamentos serão aplicados?
  •         Serão presenciais ou online?

Todos esses questionamentos bem definidos farão com que você consiga definir de forma clara e encontrar um treinamento que faça sentido para a realidade da sua equipe.

woman-3368245_1920

Os diferenciais dos treinamentos online  

Com a evolução da tecnologia, o formato de capacitação a distância, ou mesmo através do mobile learning, já é uma forte tendência em diversos segmentos, principalmente, quando se diz respeito a treinamentos de vendas.

Com dezenas de cursos disponíveis, o conceito online, possibilita aproximar pessoas em diversos lugares ao mesmo tempo, e também a aprender de forma prática e objetiva. O usuário tem a possibilidade ainda de escolher o melhor horário para realizar tal treinamento.

Atualmente, os colaboradores possuem uma rotina muito inconstante com uma gama de informações que surgem, portanto, aprender sozinho tornou-se necessário. O ensino à distância estimula o desenvolvimento de profissionais autodidatas, independentes e capazes de um autogerenciamento.

Um dos principais benefícios que plataforma de treinamento online oferece é a comodidade, pois até mesmo de casa é possível se capacitar. O colaborador adapta o treinamento ao seu ritmo de aprendizagem ao seu tempo.

Esses treinamentos dispõem de diversas ferramentas de interação com o professor, além de formatos diversos de conteúdo, como vídeo aulas, aulas ao vivo, narração, podcasts, e-books, etc. Através desse método é possível adquirir uma maior fixação de aprendizagem, realizar simulados e exercícios on-line. Os treinamentos visam que o usuário permaneça conectado e tenha facilidade de assimilar o conteúdo de maneira lúdica e eficaz.

Outro diferencial é que os cursos online costumam ter preços melhores, ao contrário dos cursos presenciais que tendem a ser mais caros porque dependem do aluguel de um espaço. Tirar dúvidas e entrar em contato com os professores é outro ponto a favor dos cursos online. Os educadores têm mais tempo e disponibilidade para falar com seus alunos.

Para uma empresa, investir nesses tipos de cursos pode ser muito vantajoso em termos de otimização de tempo. Os funcionários poderão aprender diversos processos sem precisar se deslocar do seu ambiente corporativo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *