Posted in:

Hábitos que podem te ajudar a ser um profissional melhor

Entenda como a implementação de novos hábitos a rotina podem transformar sua vida pessoal e profissional

Hábitos (3)
Rate this post

Por mais simples que seja, todo indivíduo possui hábitos, atividades realizadas constantemente que ajudam na definição do cotidiano. Poucos sabem, mas estudiosos da Universidade de Duke nos Estados Unidos comprovaram que mais de 40% das ações que realizamos diariamente são hábitos e não necessariamente decisões intencionais. O estudo também constatou, os hábitos são estimulados para que o cérebro passe a memorizar ações do cotidiano e seja capaz de repeti-las todos os dias sem esforços.

Com o tempo, o hábito se transforma em um conjunto de ações até se tornar uma rotina automática. Os hábitos são capazes de influenciar todas as decisões que tomamos seja em relações familiares, sociais, tipos de comida que consumimos, modo como nos comportamos etc. Os hábitos trabalham através de regras, ou seja, quando idealizamos conscientemente hábitos bons, as atitudes e escolhas seguirão o mesmo sentido organizando-se sem que percebamos.

Uma forte característica do poder do hábito é que quando formado e incorporado a rotina, ele possui a capacidade de tirar o poder racional de decisão do ser humano. Portanto, para se criar hábitos positivos seja no trabalho, ou estabelecer uma rotina produtiva é necessário saber diferenciar as ações positivas e negativas.

Especialistas no assunto afirmam que a criação de um novo hábito pode variar dependendo do comportamento, da pessoa, das circunstâncias, entre outros fatores.

Portanto, para se adquirir novos hábitos é necessário que o indivíduo identifique primeiramente sua necessidade. A partir daí uma nova rotina será estabelecida. Estabelecer novos hábitos pode parecer simples, mas requer comprometimento. Pois muitas vezes é necessário abrir mão de certas atitudes negativas para dar espaço as positivas.

Neste artigo, iremos abordar como a implementação dos hábitos pode ser útil para a carreira e a vida pessoal. Abaixo, seguem os principais temas que serão abordados:

o   Os hábitos e seus benefícios

o   Como se construir novos hábitos?

o   Saiba diferenciar hábitos positivos e negativos

o   A importância de novos hábitos para a carreira

Hábitos (6)

Os hábitos e seus benefícios

Os novos hábitos surgem devido ao cérebro estar sempre em busca de otimizar esforços para desenvolver apenas atividades que realmente consomem tempo e energia. Eles são reconhecidos como comportamentos que estão atrelados ao estilo de vida do ser humano e tem a capacidade de movimentá-los.

De acordo com Aristóteles: “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito”. Portanto, tornar uma atividade diária em um hábito é desafiador e requer planejamento, disciplina, constância e, principalmente, força de vontade. De acordo com estudiosos, para se criar um hábito uma pessoa leva em média cerca de 66 dias.

O ser humano é capaz de contrair diversos tipos de hábitos e os bons são aqueles capazes de torná-los mais produtivos. Pessoas que desenvolvem rotinas mais rendáveis costumam utilizar melhor seus recursos de trabalho e consequentemente, aumentar sua capacidade de gerar resultados.

Como adaptar-se a um novo hábito envolve um processo intenso, o ideal é que o indivíduo, antes do processo de mudança, reconheça primeiro quais são as ações que estão sendo realizadas e que não estão trazendo os resultados esperados e o impedindo de alcançar objetivos.

O primeiro passo para moldar um novo hábito é escolher atividades que lhe agradam e fazer delas uma rotina constante.  Pois as pessoas que conseguem manter hábitos por muito tempo planejam como continuarão realizando aquela atividade até mesmo em situações não favoráveis.

Os novos hábitos são capazes de oferecer benefícios recompensadores e tudo de forma natural, além disso, as pessoas que conseguem manter os hábitos por muito tempo conseguem recriar novas rotinas e atividades. Para criar hábitos benéficos, especialistas recomendam que o ser humano se esforce para seguir três passos importantes. São eles: criar um alerta, desenvolver uma ação que deve ser repetida até virar uma rotina, e se atentar ao resultado desta ação, que deve soar como uma recompensa para a conclusão do ciclo. Caso contrário, você estará incorporando hábitos negativos.

A rotina é ponto principal para se criar hábitos saudáveis e benéficos. É através dela que criamos passos capazes de chegarmos ao objetivo desejado. E para facilitar esse processo, especialistas recomendam estabelecer hábitos simples que com o tempo serão incorporados a rotina de forma positiva e benéfica. É importante ter em mente que todo novo hábito deve recompensar o cérebro sempre que sua meta for alcançada.

Confira abaixo, os principais benefícios que você pode adquirir ao desenvolver novos hábitos:

1) Tempo para realizar novas atividades: Auxilia a evitar o sedentarismo possibilitando a realização de atividades físicas que auxiliam na perda de peso e a manter saúde em dia.

2) Gera felicidade: De acordo com estudos, uma rotina mais leve e saudável oferece benefícios como a redução da ansiedade e do estresse.

3) Auxilia no combate de doenças: Novos hábitos, principalmente os saudáveis colaboram para combater diversas doenças como: diabetes, pressão alta e colesterol elevado.

4) Oferece disposição: Quando criamos novos hábitos a alimentação melhora, os níveis de gordura no organismo reduzem, melhorando a composição corporal. Além disso, os músculos passam a ser mais estimulados, contribuindo para a melhora da disposição e o bem-estar.

5) Você passa a ter longevidade: Os indivíduos que costumam desenvolver novos hábitos sempre possuem chances de ter uma vida mais longa. Isso porque o cérebro entrará em funcionamento constante colaborando assim para uma vida mais saudável.

Hábitos (2)

Como se construir novos hábitos?

É muito comum iniciarmos um projeto em pouco tempo abandoná-los, seja por falta de foco ou mesmo por não conseguir acompanhar o novo hábito estabelecido. Portanto, para alcançar objetivos é fundamental persistir e almejá-los. E criar novos hábitos é fundamental nesse processo, afinal quando cumprimos sempre as mesmas atividades, não iremos obter resultados diferentes.

A mudança de hábito requer foco e concentração, pois muitos acabam desistindo de seus objetivos por considerá-los difíceis de serem alcançados, isso porque muitas vezes tentamos estabelecer novos objetivos sem se livrar de velhos hábitos, tornando assim a meta de um novo hábito se tornar praticamente impossível.

Abaixo, confira algumas dicas de como se criar novos hábitos:

– Seja consistente e repita suas atividades todos os dias

É através da repetição que você conseguirá estabelecer um novo hábito no seu dia a dia. Quando repetimos determinada ação o cérebro consegue identificar que aquilo é importante, criando assim redes neurais referentes àquele novo hábito. Em seguida você passa a criar uma espécie de piloto automático e passa a realizar suas atividades muitas vezes sem perceber. Ou seja, criar um novo hábito requer persistência em tal ação até que o cérebro se acostume.

– Estabeleça o foco em todas as suas atividades

O foco é um fator determinante no desenvolvimento de novos hábitos e desenvolvê-lo também requer insistência. Por isso é muito importante treinar nossa mente de forma a estabelecer foco em todas as atividades que realizamos. Depois de um tempo o foco também entrará em um formato de piloto automático dentro da sua rotina. Para que todo esse processo seja assertivo é importante saber identificar quais atividades do seu dia a dia são capazes de tirar seu foco.

hiker-984083_1920

Saiba diferenciar hábitos positivos e negativos

Os hábitos possuem um grande poder sobre nossas ações e nosso dia a dia. Porém, muitas vezes eles estão tão automáticos na nossa rotina que não conseguimos perceber se eles são positivos, e/ou negativos. Mas o que poucos sabem é que possuímos a capacidade de identificar quais são as atividades consideradas nocivas.

Todo ser humano está sujeito a desenvolver hábitos limitantes que acabam impedindo o alcance de resultados positivos seja na vida pessoal ou profissional. Além disso, quando desenvolvemos hábitos negativos eles cominam em prejudicar outras esferas como a saúde física, mental, emocional, além do fator financeiro e social.

E para diferenciar um hábito positivo de um negativo, o primeiro passo é sabermos reconhecer o que é prejudicial. A partir daí é preciso determinação para alterá-lo. Pois na maioria das vezes, temos uma intenção positiva e tentamos justificar um hábito que é negativo através de um raciocínio equivocado.

Uma técnica que deve ser levada em conta quando se quer abrir mão de um hábito negativo é substituí-lo por um positivo. Ou seja, associar o hábito a uma situação ruim significa muitas vezes visualizar consequências negativas que estão sendo geradas e introduzir outras atividades positivas em seu lugar. Para isso é importante identificar as consequências que o hábito limitante atual acarretará no futuro, e como ele afetará cada área da sua vida pessoal e profissional.

Quando se decide eliminar hábitos negativos, alterando-o por rotinas com atividades positivas, saudáveis e capazes de gerar bons resultados, é preciso usar a parte criativa do seu cérebro para estabelecer novos comportamentos considerando quais benefícios esses novos hábitos terão em sua vida.

Uma dica é buscar inspirações em casos de outras pessoas que conseguiram mudar hábitos negativos. Aprofundar em como suas as novas crenças e ideais foram adotados e quais mudanças foram alcançadas pode ser uma ótima alternativa para você criar seus novos hábitos.

Um dos grandes desafios que muitas pessoas encontram ao determinar o que é um hábito positivo e negativo é quando não conseguem mudar sua própria mentalidade. Abrir mão de certas crenças limitantes é que farão que os novos comportamentos saudáveis sejam aceitos pelo cérebro. E é o condicionamento mental e comportamental é que farão com que os novos hábitos positivos sejam duradouros.

Diferenciar hábitos negativos de positivas requer uma busca constante de novas atividades, para isso é preciso sairmos da zona de conforto e partir para a exploração, diminuindo assim hábitos que nos trazem resultados menos positivos e substituindo-os por outras ações motivadoras.

Hábitos (4)

A importância de novos hábitos para a carreira

Muitas vezes a ascensão de um profissional pode estar ligada diretamente ao seu comportamento ou até mesmo sobre sua formação. E isso requer muitas vezes disciplina e bons hábitos. O comportamento possui grande influência quando desejamos alcançar o sucesso no trabalho, até mais do que o conhecimento técnico.

Os hábitos são capazes de facilitar diversas ações do dia a dia, por possuir um padrão de constante repetição. No entanto, alguns hábitos adquiridos se tornam desatualizados diante das novas circunstâncias profissionais. Daí a importância de o profissional estar sempre se reciclando para oferecer novidades ao seu setor.

Entre os hábitos cada vez mais defasados no ambiente corporativo, está o perfeccionismo. Este já não faz mais parte da lista de qualidade a muito tempo. Afinal, nos últimos anos, o perfeccionismo ultrapassou limites e deixou de ser uma qualidade, para se tornar um ponto de melhoria. Quem se apoia nele perde agilidade e capacidade de entrega.

Desenvolver novos hábitos que poderão ser tidos como atividades diferenciadas no seu dia a dia no trabalho requer um planejamento minucioso da sua carreira. E para desenvolvê-lo é preciso fazer uma análise do seu ponto de partida, ou seja, quem você é e quem deseja se tornar. É preciso estar preparado para mudar e conseguir identificar o que deseja, quais hábitos nos protegem e que ao mesmo tempo nos limitam.

Confira algumas dicas de como desenvolver hábitos positivos na sua carreira:

– Aprenda mais sobre você mesmo

Através do autoconhecimento você passa a conhecer seus hábitos, o que te motiva e o te desanima, além dos seus valores. Você conhecerá também todas as suas competências, talentos e paixões.

– Tenha um plano para a sua carreira

Profissionais de sucesso costumam possuir uma visão de acordo com seu perfil. Geralmente costumam se questionar onde e quando desejam chegar com a sua carreira, em curto, médio e longo prazo.

– Seja protagonista da sua história

Esse sem dúvidas é um dos principais hábitos para o sucesso. Ser protagonista significa ter auto responsabilidade, focar na solução e não ficar buscando culpados quando as coisas não dão certo.

Construir hábitos positivos na carreira e na vida pessoal requer determinação e força de vontade para desenvolver atividades que farão a diferença no seu dia a dia. E é através do investimento em conhecimento que muitos profissionais conseguem conquistar esses novos hábitos. Portanto, invista em você e busque fazer aquilo que realmente seja relevante para a sua vida.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *