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Consultor de vendas de alta performance – Um guia para vender mais!

Conheça agora os segredos para uma consultoria de vendas PER-FEI-TA.

consultor de vendas, o guia
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Quer aumentar sua performance nas vendas, e lucrar MUITO mais do você que já imaginou?

Então é hora de você dar o próximo passo, e se tornar um consultor de vendas de ponta!

Antes de começar o texto, e já para te motivar, quero te contar um segredo: todos nós somos vendedores. (até mesmo o que não trabalham vendendo)

Se você não acredita, apenas se lembre da última vez que teve que negociar uma conta com uma empresa, ou da vez que precisou comprar um presente para alguém, e pesquisou o melhor preço, a melhor empresa e encomendou um produto inovador e maravilhoso.

Viu?

Mesmo quando você não está trabalhando, você vende.

Essa é a beleza do mundo das vendas, ela já faz parte de nós.

Nós vendemos diariamente (e às vezes nem sabemos)

Todas as ações que os vendedores e consultores de vendas tem em seu dia a dia, também são utilizadas por pessoas que não são dessa área.

Todas as habilidades (negociação, pesquisa, foco, planejamento) já estão dentro de nós.

E se isso tudo já está dentro de você, não é tão difícil de evoluir assim, certo?


Aprenda as nossas melhores técnicas de marketing pessoal, e deixe sua marca por onde passar! Leia nosso post completo aqui!

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E essa é a boa notícia para quem já trabalha com vendas, e quer aumentar sua performance e seus lucros AGORA!

Você quer vender mais?

Deseja lucrar como nunca lucrou antes?

Pois, bem! Tudo que você precisa já está dentro de você, esperando para ser desenvolvido (até agora).

Nesse guia, te ajudaremos a explorar todas as habilidades que são eficazes na sua transformação para um vendedor de ponta.

Iremos desde o início (explicando as diferenças entre um consultor de vendas internas e externas, o perfil ideal para essa área, e etc) até os 5 passos para se tornar um consultor com os 3 Is da vitória: inigualável, inabalável e imbatível.

Se tiver qualquer sugestão ou dúvida, deixe nos comentários abaixo.

Boa leitura!

O que é e o que faz um consultor de vendas, na prática.

consultor de vendas e suas funções
Você sabe o que faz um consultor de vendas?

Poderíamos dizer que ele vende, certo?

Mas, brincadeiras à parte, um consultor de vendas (pelo menos um bem-sucedido) tem algumas funções pré-definidas.

Ele é responsável por algumas ações, como:

1 – Observar as tendências do mercado, sempre tentando buscar novas formas de vender o seu produto/serviço para o seu cliente.

Com essa observação, e com um objetivo traçado, o consultor de vendas pode prever tendências de consumo, e aproveitar melhor o “timing” das vendas.

2 – Planejamento de vendas – Justamente por observar as tendências mercadológicas, que o consultor de vendas está apto a traçar o planejamento de vendas de sua empresa.

Muitas vezes, uma equipe de vendas de sucesso tem 3 tipos de colaboradores:

  1. Vendedores –  São os responsáveis por ir de ” porta em porta” vender.
  2. Gerente comercial – Responsável por organizar e gerir a equipe
  3. Consultores de vendas – Responsáveis por achar tendências e traçar o planejamento junto com o gerente da área.

Além dessas funções acima, é normal que o consultor também lide com relacionamento com os clientes, planejamento de metas, mensuração de indicadores e venda direta (claro!)

Agora que você já sabe algumas funções práticas do consultores de vendas, consegue diferenciar um consultor de vendas interno de um de vendas externo?

Vejamos abaixo:

Consultor de vendas interno:

consultor de vendas interno
Um consultor (a) de vendas interno é o responsável captar novos cliente, sem precisar sair da empresa!

O consultor de vendas interno é responsável pela captação de novos clientes.

Como o próprio nome já diz, ele capta esses novos clientes sem sair da empresa ( ou seja, internamente).

Esse consultor organiza e capta dados, além de registrar novas oportunidades no sistema da empresa.

Ele também pode ser o responsável pela manutenção dos relacionamentos com os clientes.

Por exemplo: ele pode ligar para os clientes em seus aniversários ou momentos importantes, ou ser responsável pelo setor de SAC e lidar com reclamações, sugestões e elogios da empresa.

Outra função realizada normalmente por esse tipo de consultor de vendas é o inside sales, que é uma ação em um certo momento entre o marketing e o time comercial.

Se existe um cara no time de vendas que tem todas as informações sobre o cliente, esse cara é o consultor de vendas interno!

Consultor de vendas externo:

O consultor de vendas externo complementa o trabalho da equipe que fica internamente.

Esse é o cara da linha de frente, responsável por colocar a mão na massa e vender para a empresa.

Ao contrário do consultor de vendas interno, esse funcionário fica mais tempo na rua do que na empresa. (Claro que também procurando oportunidades e lidando com clientes.)

Muitas vezes o consultor de vendas externo estará na rua, gerando novos negócios, se relacionando com os clientes e fazendo visitas.

O objetivo desse colaborador é sempre ver que pode ser vendido, aonde e para quem.

Mas não pense que é um cargo solto.

Uma das funções principais desse tipo de colaborador é justamente a geração de relatórios de visitas, aonde ele organiza diversas informações, insights e feedbacks dos clientes.

Isso auxilia diretamente nas áreas de informação e planejamento comercial.

A forma de salário é a mesma que o do vendedor interno, porém esse funcionário sempre trabalha em cima de metas.

Quanto mais ele vender, mais ele recebe (dependendo da meta)

Ok, agora que já vimos o que cada consultor de vendas faz, tá na hora de traçar o perfil ideal do consultor de vendas.

Mesmo com diferenças claras de um tipo para o outro, existem certas habilidades que são essenciais para esse cargo.

Como deve ser o Perfil do Consultor de Vendas?

consultor de vendas e o perfil ideal
Um (a) consultor (a) de vendas precisa ter algumas habilidades essenciais. Você sabe quais são?

Se você deseja se tornar um consultor de vendas, saiba que existem habilidades essenciais para chegar lá.

Não adianta apenas ser comunicativo ou saber falar em público. Vendas é coisa séria e depende de muito estudo e perseverança.

Para te ajudar a perseguir essas habilidades essenciais com mais rapidez, vamos traçar as 3 habilidades que VOCÊ PRECISA DESENVOLVER AGORA MESMO, se quiser ser o melhor consultor de vendas possível.

Veja o que você já tem dentro de si, e o que precisa adquirir. Dê uma olhada abaixo:

#1 – Resiliência:

Existe um ditado que diz: “o homem sem resiliência, morre no mar”.

Isso serve demais para as vendas.

Eventualmente (ou muitas vezes) você encontrará barreiras claras na hora de vender o seu produto/serviço.

A economia está ruim, o seu cliente não tem dinheiro para investir, o seu produto não é tão bom, as metas estão ficando mais curtas.

Sempre existirão mil desculpas para você ser apenas mais um consultor.

Porém, nessas horas que precisamos levantar e ter resiliência. Essa é uma das habilidades mais essenciais no mundo das vendas.

Você precisa insistir (sem se tornar chato) e lutar para que a venda seja fechada!

Ponha em mente a seguinte frase: eu não sairei desse cliente, sem garantir uma venda a mais para a minha empresa.

Aja assim e torne-se resiliente com tudo que fizer! Será uma habilidade de ouro que você estará treinando!

#2 – Persuassão:

Da mesma forma que insistir é importante, saber como insistir sem se tornar um mala, é mais ainda.

Entenda quais são as melhores técnicas de persuasão, teste-as. Busque formas de utilizar de PNL e outras linguagens corporais para fazer as suas vendas.

Nem tudo que é dito é com as palavras, e se você não explorar formas de persuadir o seu cliente, não conseguirá transpor a barreira quando ela for grande o suficiente.

Persuadir não se trata de se enganar. Não é isso que estamos falando aqui.

Você precisa apenas aprender formas de contornar o seu cliente.

Lembre-se o sim é a ÚNICA OPÇÃO que você levará das suas reuniões.

Resiliência + Persuasão= Sucesso!

#2 – Ser tecnológico:

Você já deve ter ouvido falar do EVENOTE, WAZE ou TRELLO. Todas essas ferramentas vieram para acompanhar o mundo ágil, moderno e rápido que todos vivemos.

Você pode optar por seguir essa tendência e utilizar as novas tecnologias ao seu favor, ou ficar para trás e se tornar um consultor de vendas obsoleto bem rapidamente!

Utilize toda as tecnologias possíveis para te ajudar a vender mais. Em outras palavras: seja tecnológico!

Não tem nada de errado em buscar novas tecnologias que vão te ajudar a vender mais e ser melhor.

Só não dependa única e exclusivamente da tecnologia. Ela pode ser sua aliada, mas o fator essencial para se vender ainda é um vendedor bem preparado, resiliente e persuasivo.

5 passos para ser um consultor de vendas de sucesso:

Não existe fórmula mágica para vender mais. Existe trabalho (claro!).

Porém, alguns passos podem garantir que você acelere esse processo, e se torne um consultor de vendas de alta performance.

Vejamos abaixo:

1 – Seja um empreendedor – Não basta apenas trabalhar para a empresa.

Um bom colaborador, e um consultor de vendas de sucesso sabe que fazer o “básico” te traz resultados “básicos”.

Se torne um empreendedor.

Se torne um representante fiel da empresa que você trabalha.

Seja especialista e inteligente na forma como você vender. Crie o seu diferencial, e empreenda pela empresa que você trabalha (ou até mesmo pela sua, claro)

Isso fará com que você tenha muito mais valor para a sua empresa!

2 – Tenha uma visão de curto e longo prazo- Pense no seu e no futuro da sua empresa juntos.

consultor de vendas e a estrategia
Tenha um plano de curto prazo, e um de longo. Eles vão te ajudar na visão dos seus objetivos!

Montar um mega plano de ação para vender mais parece tentador, certo? Mas que tal começar montando uma pequena visão de curto prazo?

Aonde você quer chegar nos próximos 3 meses? E nos 6 meses seguintes? E no ano à frente?

Monte uma pequena visão e um plano de ação de pouco tempo, e depois una-o em um grande plano de 5 anos. É importante que você tenha a noção do tempo, das ações e do que quer fazer.

Além disso, una os seus planos aos da empresa que trabalha.

Exemplo: Você decide vender 20% a mais nos próximos 3 meses. Logo, decida vender 20% a mais do produto que a empresa marcou como principal para esse semestre.

Dessa forma você consegue conciliar os seus objetivos, com os da empresa!

3 – Networking é tudo- Uma rede sólida de conexões pode te dar o mundo.

Quantos profissionais da sua área você conhece? Quantas conexões no mundo de vendas você tem?

Se essa resposta não estiver estruturada na sua cabeça claramente, você precisará fazer mais networking do que está fazendo agora.

Gerar conexões profissionais de trabalho te ajudam em diversos pontos, como:

  1. Aquisição de novos conhecimentos.
  2. Geração de novas oportunidades de venda.
  3. Dicas e insights sobre o mercado.

Conecte-se sempre! Utilize as redes sociais para isso. O linkedin é perfeito para esse tipo de ação.

4 -O foco é o cliente- O produto vem em segundo lugar.

Não importa o que você venda, foque 100% no cliente.

Entenda as suas necessidades e dores. Entenda do que ele realmente precisa.

Só aí então, comece a pensar como o seu produto/serviço consegue resolver esse problema de uma forma única.

É necessário que você busque sempre novas formas de entender o seu cliente, como:

  1. Analise constantemente o seu CRM em busca de informações valiosas.
  2. Faça pesquisas de personas e público-alvo.
  3. Pergunte e peça feedbacks constantemente para o seu cliente.
  4. Analise quais problemas, em um grande cenário, o seu cliente possa ter.

O cliente precisa vir em primeiro lugar, o produto vem em segundo.

Entender isso já faz com que você tenha 70% de diferencial de outros consultores!

5 -Estude constantemente – O conhecimento é a sua maior arma.

Conhecimento é poder. Se você não tem, perde um pouco do seu poder sobre a venda.

Ter conhecimento não se trata apenas de conhecer o seu produto ou a cultura da sua empresa.

É mais que isso!

É se reciclar.

Se renovar.

Melhorar o processo de venda a cada nova venda feita.

E para isso dar certo é necessário que você estude a sua área, e saiba o máximo possível.

Leia e-books, whitepapers, blog posts.

Assine newsletters sobre vendas!

Faça cursos e workshops.

O ponto aqui é: mexa-se.

Não seja passado para trás no mercado simplesmente por não ter o conhecimento necessário para se tornar o melhor.

Podemos te garantir que o estudo é a pedra estrutural do seu sucesso como consultor!

Conclusão: aplicando essas dicas, você tem tudo para ser um consultor de vendas de sucesso

E aí, já tá pronto para se tornar um campeão de vendas? Queremos que você seja o melhor, por isso aconselhamos que pegue um papel e uma caneta e anote todas as nossas dicas.

Comece praticando-as devagar e vendo os resultados.


Processos são responsáveis por direcionar o seu negócio. Entenda nesse post como eles podem melhorar sua estrutura de vendas!

Potencialize o seu mindset de vendas e venda mais e melhor com essas 5 dicas fantásticas!


Com certeza você verá um aumento na sua performance como consultor de vendas. É só uma questão de tempo.

Lembre-se que é um longo caminho para se tornar um consultor de ponta, porém o nosso blog sempre trará as melhores dicas e insights para acelerar o processo!

Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários!

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