Posted in:

Estratégias de Marketing: Aprenda na prática quais podem auxiliar o seu plano de vendas

A importância de se ter boas estratégias de marketing!

estratégias de marketing
Rate this post

Marketing é aquele serviço que te liga para oferecer serviços, né?

Se as estratégias de marketing que você conhece são todas baseadas em telemarketing, então a resposta para a pergunta acima é: sim.

Mas, se engana quem pensa que marketing é puramente pegar o telefone e oferecer produtos e serviços para o maior número possível de pessoas.

Existe um mundo de estratégias de marketing, e todas elas são personalizáveis ao seu negócio.

Se você não conhece e não as utiliza como forma de potencializar as suas vendas, então você está perdendo uma grande oportunidade.

O marketing pode te ajudar em diversas coisas, como no entendimento correto do seu público-alvo, no desenvolvimento do seu produto ou no estudo da sua concorrência.

Ficou interessado? Então, veremos no post de hoje as melhores estratégias de marketing.

Explicaremos como elas podem te ajudar com boas práticas e dicas para você vender mais.

No final do texto, você entenderá claramente o que marketing significa. Suas vertentes, a importância de montar estratégias de marketing e como ele influencia diretamente nas suas vendas.

O que são estratégias de marketing:

Resumidamente, quando falamos em estratégias de marketing, estamos falando em 2 fatores SUPER importantes para o desenvolvimento do seu plano de vendas:

  1. Estratégia: a coordenação conjunta de ações em prol de uma meta ou objetivo específico.
  2. Marketing: ações focadas em produtos, público-alvo, mercado e promoções do que oferece ao seu cliente.

Logo, as estratégias de marketing unem ações direcionadas para um objetivo maior (vender mais, converter mais e fidelizar mais). Mas ao mesmo tempo, precisamos olhar para o desenvolvimento do produto, mercado ou público-alvo.

Essas duas ações resumem, basicamente, o que o marketing faz.

O que significa ter uma estratégia de marketing e por que isso é importante para suas vendas:

Para exemplificar o marketing e a importância das estratégias de marketing, podemos usar um navio.

Imagine um navio com uma tripulação de marujos, suprimentos para a viagem, caldeiras, cozinha e etc. Esse navio funciona como um organismo, certo?

Como todo navio, ele tem um objetivo. Esse objetivo pode ser chegar até uma ilha, uma cidade ou descobrir novas localizações nunca exploradas.

Porém, para os objetivos serem cumpridos, é necessário que tudo dentro do navio esteja alinhado e em sintonia.

Se faltar algo, como os suprimentos, por exemplo, os marujos morrerão de fome e o navio afundará.

É necessário que uma pessoa sempre verifique os suprimentos, e também, veja se as velas estão corretas. Ou, que mantenham os marujos trabalhando em prol do navio. Essa “pessoa” é o marketing, e esses “trabalhos” são as estratégias de marketing.

É como se o navio fosse a empresa, os marujos e os funcionários a equipe, e o objetivo o lucro. O marketing precisa manter tudo alinhado, caso contrário, o lucro vai demorar para ser atingido e a empresa não se dará bem.

São funções 360%, que funcionam em várias áreas ao mesmo.

Inclusive, Philip Kotler, considerado como o pai do marketing, disse: “É mais importante adotar a estratégia correta do que buscar o lucro imediato.”

Apostar no marketing é exatamente esse tipo de estratégia: a correta.

A diferença entre marketing e propaganda:

estratégias de marketing e a propaganda
Entenda como o marketing e a propaganda andam juntos

Um dos maiores erros, e também um dos mais básicos, de quem não entende o que é marketing, é confundi-lo com propaganda.

Essa confusão é bastante comum, pois, apesar de serem relacionados, são áreas distintas. Vamos olhar o que é o marketing e a propaganda em uma definição técnica, e aí então compará-los na prática:

1 – O marketing é definido como uma ação estratégica. É o planejamento que vem em diversas fases do processo de vendas (antes, durante e depois).

Ele tem como objetivo tornar a venda mais fácil, agregando valor na venda e no produto.

As estratégias de marketing traçam objetivos, públicos-alvos  e olham constantemente para a melhoria da experiência do usuário.

2 – Já a propaganda é uma forma de estimular o cliente a fazer a compra.

É a ação de divulgar o produto que já está pronto, para o público-alvo já traçado e no local decidido.

A propaganda ajuda exatamente a propagar o produto. Ou seja, comunicar seus clientes sobre a existência dele, de uma forma atrativa e que estimule a compra.

As ações de marketing começam antes das ações da propaganda, uma vez que é necessário entender para quem, o quê e onde iremos vender nosso produto/serviço, antes de pensarmos em como vendê-lo.

Então, podemos entender que a propaganda é uma parte do marketing. Elas trabalham juntas, mas não são a mesma coisa, e não tem as mesmas funções, apenas o mesmo objetivo (fazer a empresa lucrar mais).

Ok, chega da parte teórica. Tenho certeza de que o que você quer saber mesmo, é sobre os tipos de estratégias de marketing, e como elas podem te ajudar na prática, a vender mais.

Então, vamos ver 7 delas abaixo:

7 tipos de estratégias de marketing:

Tenha em mente que existem diversas estratégias de marketing, e que cada uma delas tem um objetivo, foco e metodologia diferentes das outras.

É necessário entender o que você vende, o seu mercado e público, para então utilizar a estratégia correta. Veja a definição e o exemplo de cada uma, abaixo:

1 – Marketing Direto

Uma das estratégias de marketing mais utilizadas hoje em dia é o marketing direto.

Esse tipo de marketing foca a maioria do seu esforço em captar, vender e fidelizar o público interessado em um produto ou serviço específico, falando com eles diretamente e sem intermediários.

Como o nome diz, o estilo de comunicação é direto, visando falar diretamente com o consumidor, e que investe dinheiro de uma forma focada apenas em quem vai converter.

Para esse tipo de marketing dar certo é necessário trabalhar fortemente o CRM da empresa, e conhecer seus clientes detalhadamente.

As principais ações do marketing direto são ações de relacionamento. Um dos indicadores de sucesso desse tipo de marketing é o quanto o relacionamento com um cliente é duradouro ou não.

2 – Marketing Indireto

O marketing indireto é uma das estratégias de marketing que menos parece o que é. Ao contrário do marketing direto, essa estratégia visa vender produtos de uma forma sutil.

A ideia é que o consumidor não perceba que está exposto àquele produto.

Um dos exemplos para o marketing indireto é o product placement.

Essa é a ação na qual um produto é posto em exposição em algum lugar bem visível, mas sem demonstrar diretamente que esse produto está à venda ou divulgá-lo de uma forma comercial.

Esse tipo de marketing não é tão mensurável quanto o marketing direto, porém, funciona com produtos que tenham um bom posicionamento de marca e já sejam conhecidos.

3 – Marketing Digital

Sendo uma das estratégias de marketing mais utilizadas hoje em dia, o marketing digital visa vender dentro do mundo digital (internet, redes sociais e etc.).

Por ter variadas frentes e estratégias, vamos falar apenas dos benefícios do marketing digital.

É necessário antes entender que existe um movimento no qual estamos indo do marketing tradicional para o marketing digital.

E esse movimento que está sendo feito, influencia diretamente na mudança constante das estratégias de marketing digital. Elas mudam e melhoram da noite para o dia.

Aproveite o poder das estratégias de marketing digital

 Vejas principais metodologias e objetivos do marketing e o digital
O momento é do marketing digital!

Esse tipo de marketing é formado para funcionar 100% online, entendendo o comportamento do cliente na internet e usando técnicas para vender seus produtos/serviços através dela.

Vejamos alguns exemplos práticos de ações de marketing digital:

  • Criação de um site para divulgar sua marca e seu produto;
  • Criação de redes sociais para manter-se próximo aos seus clientes;
  • Entender o comportamento do cliente, dentro do ambiente digital.

Esse tipo de marketing é conhecido como 4.0, e é o mais atual que existe hoje em dia. Utilizá-lo pode dar uma guinada nas suas vendas, da noite para o dia.

04 – Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo pode ser um tipo de ação dentro das estratégias de marketing digital citadas acima.

Ele existe para tirar dúvidas e educar o seu cliente não só quanto ao seu produto, mas também, quanto a tudo o que o envolva (meio de atuação, tipos de produtos, dúvidas, necessidades do produto, dores que o produto sacia, etc.).

No marketing de conteúdo o cliente precisa achar, desde informações gerais sobre a demanda que ele tem (se sentir com fome), até informações sobre os melhores produtos para resolver essa demanda (pedido de comida online, restaurantes, etc.).

Toda essa jornada do cliente, desde a busca até a escolha de um produto, é focada no marketing de conteúdo, através de conteúdos como: blog posts, artigos, infográficos, whitepapers, e-books e webinários.

5 – Marketing de Relacionamento

O marketing de relacionamento, como o nome diz, são ações estratégicas.

O marketing de relacionamento nada mais é, do que todas as ações tomadas pela empresa como forma de criar e manter um relacionamento positivo com os seus clientes.

A empresa oferece benefícios para garantir a fidelidade dos seus clientes.

O grande objetivo do marketing de relacionamento é fazer com que os clientes se tornem fãs dos produtos e serviços prestados pela empresa.

6 – Marketing Social

O marketing social é quando se visa atingir algum objetivo social, utilizando os princípios comuns do marketing.

O foco do marketing social sempre vai ser alguma razão que beneficie a sociedade, no que diz respeito a questões de saúde, transporte ou educação, por exemplo.

Esse tipo de marketing é extremamente bem visto no século XXI, pois, traz todos os problemas que enfrentamos como sociedade, para o pensamento estratégico e crítico do marketing.

7 – Marketing por Dados

estratégias de marketing e seus modelos
Vejas principais metodologias e objetivos do marketing de dados

Basicamente tudo o que fazemos na internet, gera dados. Esses dados são importantes, e ficam guardados em lugares específicos dentro da internet. Eles tendem a dizer muito sobre nossa forma de entretenimento, consumo e como procuramos produtos e serviços no dia a dia.

O foco da maioria das estratégias de marketing por dados é focar na captação e utilização desses dados.

Dessa forma, as empresas podem tomar decisões mais focadas na análise dos dados dos clientes, e consequentemente, no que de fato, eles querem ou não comprar.

Exemplos práticos de estratégias de marketing para aplicar ao seu negócio

O marketing é bem variável e pode funcionar para qualquer tipo de empresa. A visão estratégica, alinhada a um plano de vendas forte, pode fazer a sua empresa lucrar bem mais.

Vamos falar sobre alguns exemplos práticos nos quais o marketing pode te aproximar de um lucro maior:

1 – CRM –  Um sistema de gestão de relacionamento com o cliente é essencial para qualquer empresa ou marca que queira vender mais. Entender o cliente é o primeiro passo para aumentar as vendas, e você não vai conseguir entender o cliente de uma forma prática, se não tiver um sistema de gestão.

Busque os sistemas que sejam mais adequados para o seu tipo de processo de negócios e veja, aos poucos, a diferença que isso fará na forma como o seu produto é vendido ou como a sua marca é vista

2 – E-mail marketing – Uma das estratégias de marketing mais saturadas e não entendidas é o e-mail marketing. Da mesma forma que as pessoas confundem o marketing tradicional com telemarketing, elas também confundem spam e e-mail marketing.

O e-mail marketing é uma das formas mais diretas de se comunicar com o cliente. Se feito de uma forma correta, ele não é um spam, de forma alguma! Utilize esse tipo de ação para se conectar. Fale com os seus clientes sobre a sua marca, dentro do mundo digital.

Conclusão: Comece a aplicar hoje mesmo essas dicas e crie estratégias de marketing poderosas para vender mais

Agora você já deve saber como funciona as principais estratégias de marketing, e como usá-las ao seu favor. O próximo passo é começar a treiná-las e se tornar mestre em utilizar o marketing como auxílio para as suas vendas.

Entenda qual estratégia funciona melhor para o seu negócio e vá em frente! Teste-a! Depois volte aqui e escreva nos comentários qual estratégia deu mais certo para o seu negócio e porque.

Se ficou faltando alguma informação sobre qualquer tipo de marketing, comente abaixo também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *