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Como vender – Aprenda técnicas para se tornar um empreendedor melhor!

Quer se tornar um empreendedor de sucesso? Aprenda aqui como vender QUALQUER COISA!

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Quer descobrir quais são as habilidades para se tornar um ótimo empreendedor?

Olha, não sabemos todas, mas com certeza saber como vender é uma delas! E a boa notícia é que essa nós dominamos 100%!

O mundo é dos empreendedores!

Quem tem um sonho deve ir atrás dele com 100% de garra e vontade!

Agora, para se tornar um empreendedor de sucesso é necessário saber como vender.

E para saber vender, você precisará estudar técnicas, conhecer dicas e entender o ciclo de vendas.

Mas, calma lá!

Nós fizemos um post 100% focado em te passar:

  • como você deve vender utilizando o ciclo de vendas.
  • como o marketing e as vendas andam juntas no empreendedorismo.
  • as 7 dicas para você começar aprender como vender a partir de agora.

Então, fique atento, aperte os cintos e preste bem atenção!

Nas próximas linhas te transformaremos em um empreendedor-vendedor nato!

Então, vamos lá!

Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, basta deixar nos comentários abaixo.

Boa leitura!

Introdução: Todo empreendedor deve saber como vender

Empreender e ter um negócio de sucesso envolve dezenas de habilidades.

A prioritária é saber como vender.

Você não precisa nascer com esse dom, apenas desenvolvê-lo utilizando esforço e dedicação.

Dessa forma você desenvolverá as competências necessárias para se tornar um empreendedor fora da curva!

O primeiro passo para conseguir entender como vender é entender o ciclo de vendas.

Sem ele você não conseguirá organizar, mensurar e aplicar diversas ações direcionadas ao seu cliente.

Mas, o que é o ciclo de vendas e o que ele tem a ver com empreender?

Como vender: relação empreendedorismo e ciclo de vendas

empreendedorismo como vender

Você já conhece o ciclo de vendas? Ele é essencial para ajudar as vendas do seu empreendimento!

Esses ciclos, conhecidos também como funis de venda, são o espaço de tempo de cada ação dentro da venda.

Claro que, independentemente do tipo de funil que você adote, o cliente precisa sempre ser levado para o próximo ponto do ciclo de vendas.

Cada passo subsequente desse ciclo leva, eventualmente, ao objetivo final: a venda de um produto, e monetização para a empresa.

Compostos de processos que giram em torno da consciência, educação e relacionamento com o cliente, os ciclos de vendas funcionam para agilizar os processos de venda, delimitando passos a serem seguidos em cada momento da venda..

O primeiro passo, claro, é a abertura da oportunidade de venda.

Vejamos abaixo:

Abertura:

O foco da abertura é a geração de negócios.

Para se ter sucesso nessa etapa do ciclo de vendas, é necessário que você gere interesse, e mostre ideias sobre o seu produto.

Se você é empreendedor e lida sozinho com tudo na sua empresa, você precisará organizar e demonstrar essas ideias com informações concisas.

Aqui pode ser o pulo do gato, ou o fim da linha para você.

Não tente colocar muitas informações na sua apresentação de vendas.

Deixa claro o que é necessário sobre o produto, mas não se estenda muito sobre ele.

Ainda não é o momento para isso.

Busque sempre organizar suas ideias seguindo uma certa lógica, e as conectando como um todo.

Se você não souber como mostrar ideias, ou exagerar nas informações, seu cliente provavelmente parará de ouvir antes de você chegar na metade.

E não queremos isso, não é?

Vender se trata de percepção.

Perceba aonde você está, e como lidar com o seu cliente.

Esse é o passo 1 para aprender como vender.

Qualificação:

Para continuar no rumo do sucesso em vendas, a fase da qualificação é de extrema importância.

Aqui você separa o joio do trigo.

O cliente que valerá a pena ser trabalhado, do que não tem interesse.

Qualificar um cliente é super importante para garantir que você e seu time estejam no caminho certo.

No caminho do fechamento.

Gaste seu tempo olhando para quais clientes você quer focar.

Desenvolvimento:

Passou pela abertura e qualificou o cliente?

Ele parece uma boa oportunidade?

Então, agora é hora de desenvolver.

Tenha MUITA calma nesse momento.

Não afobe ou acelere as coisas.

Você já apresentou a sua ideia para o cliente, e agora é o momento de mantê-lo perto.

Essa é a fase de desenvolvimento, aonde você literalmente desenvolve a venda.

Tirar dúvidas e encaminhá-lo para o último passo: o fechamento.

Fechamento:

Ok, agora é a hora mais importante: fechar.

Para realmente ter sucesso no fechamento você precisará entender se todas as necessidades do cliente foram cumpridas, e se ele ficou realmente satisfeito com o produto apresentado por ele.

O sucesso nessa fase é um bom feedback do cliente em relação a tudo que você fez anteriormente.

Mas como vender utilizando o ciclo de vendas?

Agora que você já sabe o que é e para que serve o ciclo de vendas, é hora de entender como vender utilizando-o.

Você precisará colocar certas ferramentas e metodologias que podem auxiliar nas vendas, como o marketing, por exemplo.

É essencial que você una o marketing ao teu ciclo de vendas.

Você não só fortalecerá seu ciclo, como irá otimizá-lo!

Vejamos como você pode fazer isso:

Unir o marketing ao ciclo de vendas :

como vender com o marketing

O marketing é uma ação necessário para você vender mais. Entenda um pouco mais sobre ele abaixo!

Se você não sabe a importância do marketing, sugerimos que leia isso aqui.

Bem, não podemos dizer que um não funciona sem o outro.

Porém, tudo flui de uma forma mais fácil e prática quando você tem as duas estratégias funcionando na sua empresa.

A de vendas e de marketing.

Afinal, elas se complementam né?

O marketing e vendas são como o queijo e a goiabada.

Sozinhos eles são bons, porém juntos são ideias.

Por isso, quando unimos o conjunto de ações estratégicas do marketing, que agem em prol de facilitar e impulsionar a área de vendas, tudo se torna mais simples no caminho do sucesso.

Resumidamente, quando falamos em estratégias de marketing, estamos falando em 2 fatores SUPER importantes para o desenvolvimento do seu plano de vendas:

  1. Estratégia: a coordenação conjunta de ações em prol de uma meta ou objetivo específico.
  2. Marketing: ações focadas em produtos, público-alvo, mercado e promoções do que oferece ao seu cliente.

Logo, as estratégias de marketing unem ações direcionadas para um objetivo maior (vender mais, converter mais e fidelizar mais).

O marketing, estrategicamente, é algo super importante para você ter sucesso em vendas.

Ele também é o gancho para o nosso próximo tópico.

Abaixo você conhecerá AS 10 MELHORES DICAS PRÁTICAS PARA VOCÊ APRENDER A COMO VENDER.

Isso utilizando o ciclo de vendas e o marketing.

Parece ótimo, não é? E é!

Vejamos:

As 10 melhores dicas de vendas para empreendedores

#1 – Conheça bem o seu cliente, e saberá como ganhar a atenção dele:

como vender para o seu cliente
O seu cliente precisa ser o seu foco #1!

Já começamos com uma das dicas mais essenciais de todos.

Uma dica que envolve o ativo mais importante da empresa: o cliente.

Pare agora, respire e se pergunte com veemência: você realmente conhece o seu cliente?

Se a resposta for sim, parabéns, você já tem 50% do que é necessário para aprender como vender.

Se a resposta for não, então é hora de pôr a mão na mesa.

O conselho aqui são 3 técnicas:

Estude essas 3 técnicas, e você terá  direção inicial sobre como lidar com o seu cliente.

Essa dica está em primeiro lugar por que o cliente sempre precisa estar em primeiro lugar!

#2 – Conheça bem a concorrência.

É claro que a vitória (ou derrota) das suas vendas dependem de fatores externos incontroláveis, como a economia, por exemplo.

Porém, existem fatores externos que são totalmente possíveis de serem administrados, como a concorrência, por exemplo.

Vocês já leram a estratégia do oceano azul?

É um livro que explica que entender o que a concorrência faz não significa imitá-la

(o livro propõe inclusive que se faça ao contrário, e fuja de ambientes com alto nível de concorrência desenvolvendo novos produtos e serviços)

A técnica aqui é o estudo da sua concorrência, não para se diferenciar deles (isso não vai garantir o aumento das suas vendas), mas para a criação de novos produtos e serviços.

Como empreendedor você precisa ver o que já está sendo feito, anotar e pensar o que não está sendo feito e tem demanda para a sua empresa.

Como aumentar as vendas depende de criatividade, essa é a hora de ser criativo!

Se vender um produto está difícil, pense em outro produto, outra área, outro cliente.

Só analise se a sua concorrência não faz isso já.

#3 – Analise os fatores internos e externos.

Outra pesquisa importante a ser feita é a pesquisa SWOT. (caso não conheçam tem um link aqui falando sobre ela aqui)

Essa pesquisa é responsável por analisar diversos fatores importantes para uma empresa, como: os fatores internos (forças e fraquezas da empresa), e os fatores externos (concorrência e ameaças gerais).

A dica, e técnica, é desenvolver essa pesquisa constantemente.

Olhe para a sua concorrência e para sua empresa e entenda quais ameaças o mercado te traz.

Olhe internamente para os seus processos e se questione como melhorá-los.

Não tem um tempo exato, mas seria interessante você fazer um SWOT de 1 em 1 ano, ou quando for lançar um novo produto ou serviço.

#4 – Crie (ou revise) processos internos e comerciais

Ainda falando sobre processos internos, um dos mais importantes é o processo comercial.

Saber, estrategicamente, como serão as metas e focos de vendas é extremamente importante para você se manter um empreendedor de topo!

Realize ações sempre se baseando em processos sólidos, como:

Busque formas de vender de uma forma inteligente e inovadora.

#5 –Invista em Marketing

Quem gera oportunidades, desejo e demanda para a sua empresa?

Acertou, o setor de marketing.

Muita gente fala que não vê o valor que o marketing tem para o processo de negócios da empresa.

Como empreendedor, você precisa ver esse valor.

Já falamos aqui no blog, nesse post, sobre a importância de uma estratégia de marketing, alinhada com uma de vendas.

Entenda como a sua empresa pode utilizar as diversas vertentes do marketing (de conteúdo, digital, de relacionamento, guerrilha) e alinhe a sua estratégia de vendas com ele.

Marketing = geração de oportunidades.

Geração de oportunidades = FORMA PRÁTICA DE VENDER!.

#6 – Faça parcerias estratégicas com outras empresas do ramo

A época aonde as empresas se digladiavam para conseguir um pedaço do mercado acabou.

Hoje em dia, até entre concorrentes é possível gerar uma competição saudável e parcerias inteligentes.

Essa dica é essencial para você que tem uma empresa em um mercado competitivo.

Ou caso seja um empreendedor começando bem do 0.

Ás vezes, é necessário que você busque parceiros da mesma área, diminua o seu lucro, porém continue na ativa.

Estratégia é isso.

Dar um passo para trás, visando 4 para frente.

#DICA BÔNUS: Negociação – A habilidade necessária para o empreendedor:

Muitos pensam que negociação se trata de “forçar sua vontade sobre outra pessoa, porém, de longe, não é isso mesmo.

Como empreendedor você lidará com diversas resistências no caminho.

A negociação é uma arte utilizada há anos e pode ser usada para tratar dessas resistências.

Você busca o que é melhor para você, negociando termos que sejam de fácil acesso para o receptor.

Em outras palavras, você busca uma opção que seja significativamente boa para você, e para a outra pessoa.

Negociar tem a ver com buscar o melhor acordo sempre, mesmo que isso envolva não conseguir o melhor para você.

É claro que isso não é fácil em nenhum nível.

Como empreendedor, você pode encontrar pessoas no caminho que oferecerão:

  • resistência para falar com você
  • problemas na hora de fechar um acordo
  • desentendimento do seu processo de negociação

Mas mesmo assim, no geral, negociar ainda é um caminho justo e escalável para fechar uma venda, por exemplo.

Além de que esse tipo de ação traz resultados e novos negócios para a sua empresa, e te ensinar a lidar com qualquer situação no mundo dos negócios.

Vamos te dar abaixo 6 dicas de ouro para negociar como um ninja.

As 6 dicas da negociação para empreendedores:

  1. Faça sempre com que a pessoa termine a negociação achando que saiu ganhando. O seu esforço e tempo gastos nisso será menor, além de que pessoa tende a sair mais tranquila e leve.
  2. Ouça sempre tudo o que for dito. Apenas ouvindo bem o que a pessoa está falando que você conseguirá entender os pontos em comum, de resistência e as metas da pessoa. Prestar atenção é tudo.
  3. Utilize técnicas como a PNL, por exemplo. Técnicas de psicologia funcionam muito bem na hora de negociar e podem te ajudar a fechar negócios com mais facilidade e inteligência emocional.
  4. Tenha sempre um trunfo na manga para as horas de aperto, ou momento final. Toda vez que você for começar a negociar com alguém, nunca entregue logo o ouro de cara.
  5. Paciência e calma são duas habilidades que você precisará desenvolver se quiser se manter negociando da forma correta. A pressão e o estresse da negociação não podem interferir no seu resultado final.
  6. Sempre comece cobrando mais do que oferece. A ideia é você abrir concessões durante a negociação, se você já começar entregando tudo, é bem provável quem em algum momento não tenha mais nada para oferecer. Deixe tudo de melhor para o final.

Conclusão? Entendeu por que saber como vender é importante para um empreendedor?

como vender e lucrar
Aumente os seus lucros hoje entendendo como vender para o seu cliente!

Não pense vender é algo fácil, pois não é.

Exige comprometimento e esforço contínuo.

Comece lendo as nossas dicas e testando o que funciona para você.

O estudo sempre será a melhor opção para empreendedores que querem aprender a vender.

Não tem como dar errado, acredite.


Quer utilizar a tecnologia à seu favor e se tornar um vendedor moderno? Veja nosso guia e aprenda como!

Leia aqui o nosso post com as maiores dicas de produtividade para tornar os seus vendedores, ninjas de venda.


Vá com calma, testando tudo e com certeza você terá bons resultados.

Quando isso acontecer, volte aqui e conte para nós!

Se tiver ficado qualquer dúvida, ou caso tenha alguma sugestão quanto ao tema, é só deixar nos comentários abaixo.

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