Posted in:

Descubra como o marketing direto pode aumentar a sua performance

Aprenda a introduzir o marketing direto em seu negócio e alavancar as suas vendas

marketing_direto (4)
Rate this post

 

Manter o relacionamento direto com o seu potencial cliente. Esse é o objetivo do Marketing Direto, buscado por diversas empresas que desejam falar diretamente com o seu público alvo. Essa é uma alternativa ao método tradicional: o Marketing de Massa que em sua estratégia atinge uma gama muito grande de pessoas, e muitas não têm a ver com o negócio.

O sucesso de uma empresa deve-se muitas vezes ao consumidor e cliente, como também à forma como são tratados. Se você busca por lucratividade, sua solução pode estar no Marketing Direto. O propósito deste modelo é atrair e fidelizar clientes, para isso, você precisa conhecer quem deseja atingir e fazer uso de técnicas para se aproximar do cliente.

Enquanto esse desfruta de procedimentos para falar de forma direta com o cliente, o Marketing de Massa transmite uma mensagem padrão pelos meios de comunicação de massa, e não leva em consideração cada indivíduo. Este modelo não está preocupado com a individualidade de cada pessoa, por isso tem uma visão mais macro do consumidor.

Esse novo tipo de trabalho nasceu de necessidades e exigências do próprio cliente. Começaram a surgir demandas que precisavam ser cumpridas pelas marcas, que até então não sabiam como alcançariam os objetivos do cliente.  

Com o Marketing Direto você irá dominar os anseios do seu público-alvo. Eles são pessoas que têm interesse pelo produto ou serviço que a sua marca oferece. A técnica do marketing direto ajuda a compreender de forma detalhada o seu cliente, identifica os problemas que ele tem, o que procura e necessita.

Na opinião dos marqueteiros Philip Kotler e Gary Armstrong, o Marketing Direto “consiste em comunicações diretas dirigidas a consumidores individuais cuidadosamente selecionados e destinadas não somente a obter deles uma resposta imediata, mas também a cultivar relacionamentos duradouros”.

marketing_direto (5)

E é isso que fará diferença na hora de fidelizar o cliente. É esse relacionamento criado e mantido que determinará se o cliente será fiel à sua marca. Portanto, saber quem você tem que atingir é o primeiro passo para fundamentar essa estratégia.

Vale ressaltar que esse tal ‘público-alvo’ você só irá descobrir, se realmente conhecer o que está vendendo ou oferecendo. Sem estudo, não há mágica que ajude nessa etapa. Só com total autoridade sobre o negócio você saberá com quem deve falar primeiramente.

O Marketing Direto também é conhecido como: Marketing de Relacionamento, Marketing de Diálogo, Marketing de Resposta Direta e Database Marketing. Todos têm o mesmo objetivo. Ao escolher esse modelo você será mais assertivo no seu objetivo, terá custos menores e resultados mais rápidos.

Neste artigo, vamos abordar os diferentes métodos para a implementação do Marketing Direto no seu negócio, além disso, iremos tratar sobre como essa estratégia poderá aumentar sua performance.

Abaixo, seguem os principais temas que serão abordados:

o   Vantagens do Marketing Direto

o   Tipos de Marketing Direto

o   Como efetivar o Marketing Direto

marketing_direto (2)

Vantagens do Marketing Direto

As ações deste método de marketing se concentram em promover o que está sendo vendido. Seja um produto ou serviço. A partir desta ação, o potencial cliente, ou o cliente já existente é convidado a agir e se relacionar com a marca de alguma forma.

Confira algumas das vantagens que esse trabalho trará para sua empresa:

– Você irá construir relacionamento com novos clientes

Pessoas que você nunca imaginava que iria se relacionar chegarão até a sua marca porque serão impactadas pelas campanhas de formas positivas. E essa taxa de conversão só será possível se essa campanha for interessante para aquela pessoa.  

– Você irá fornecer um conteúdo interessante que poderá ser replicado para os clientes em potencial

Pensar no conteúdo que você irá disponibilizar para seus clientes já fidelizados é fundamental para determinar se a técnica do Marketing Direto será praticada. Esse cliente que foi atingido pela sua comunicação terá boas chances de repassar o que recebeu para novas pessoas, que poderão ser futuros clientes.

– Você irá economizar

A maior parte das campanhas de marketing direto são rápidas e assertivas, podem até não custar nada. Muitas vezes você só precisará de uma boa ideia, um texto de qualidade e uma arte que chame atenção.

Em suma, apostar em uma estratégia de Marketing Direto pode ajudar na identificação do perfil dos clientes e as suas necessidades, possibilitando fidelizá-los. Ela é considerada uma das melhores táticas para construir um relacionamento e com certeza pode vir a se tornar um grande diferencial competitivo.

marketing_direto (1)

Tipos de Marketing Direto

Essas campanhas efetivas podem ser realizadas de diversas formas. Dependendo do desejo e orçamento da marca, existem diferentes formas para você falar com o seu público-alvo. Veja algumas:

  •    Venda Pessoal

Essa estratégia faz uso de pessoas para realizar a venda direta dos produtos e serviços daquela empresa. Essas pessoas são responsáveis por localizar clientes em potencial, fazer esse primeiro contato, construir um relacionamento firme, e assim concluir a venda. Muitas empresas fazem uso da venda pessoal com as conhecidas “revendedoras” de marcas.

  •    Telemarketing

Apesar de ser antiga, ainda é muito utilizada em todas as áreas. Percebe-se quando você pensa nas empresas de telefonia e televisão a cabo, eles costumam ligar com frequência para os clientes oferecendo outros serviços.

  •    Mala-Direta

Muita gente, quando pensa em Marketing Direto, costuma associá-la apenas a essa estratégia de mala-direta. Mas ela é só uma das diversas maneiras que você têm para praticar esse tipo de marketing, e sim, ela é muito efetiva. A mala-direta se resume ao envio de alguma correspondência (catálogo, folheto, folder, ofertas ou outros), muitas vezes personalizada, direto para um endereço físico.

  •    Televendas

A televenda consiste na propaganda interativa e persuasiva feita para vender um produto. Isso é feito em canais de televisão ou programas de televendas.

  •    CUPONS

Essa é uma ação de marketing direto simples, que possui bastante taxa de conversão, e pode muitas vezes fidelizar o cliente. Afinal, quem não gosta de uma promoção? Esses cupons podem ser físicos ou digitais.

  •    Marketing Digital

Um dos principais tipos de marketing direto usados hoje em dia, já que conecta o cliente com a empresa pelos canais eletrônicos. Dentro dessa estratégia temos:

  • Email marketing: basicamente é considerada a mala-direta do ambiente digital. Quando você tem acesso ao banco de dados dos seus clientes e futuros consumidores consegue se comunicar com eles através do mundo digital. Nessa ferramenta você consegue enviar promoções, ofertas, novos produtos etc.
  • Newsletter: é o jornal digital que você envia para a sua base de mailing contendo informações sobre a sua área de atuação. Como o objetivo é ser informativo, é preciso tomar cuidado com o conteúdo que será abordado. Lembre-se que esse jornal deve prender a atenção do leitor porque ele tem a consciência que após lê-lo estará informado por completo sobre aquele campo de interesse.
  • Ferramentas digitais: as ferramentas citadas, como muitas outras, são importantes artifícios para se comunicar com seu público de interesse. Alguns exemplos são: redes sociais, Google Adwords, Chatbots entre outros.
  • Mobile: aplicativos permitem o contato imediato com seus clientes. Além disso é uma excelente oportunidade para você se aproximar do seu consumidor.

marketing_direto (3)

Como efetivar o Marketing Direto

Ao trabalhar com o Marketing Direto você precisa estar alinhado com o seu objetivo e seguir os caminhos ideais para alcançá-lo. Você não terá sucesso se o processo de execução não for correto. Por isso separamos algumas dicas fundamentais para que você possa alavancar as vendas do seu negócio com o Marketing Direto.

1- Atraia a atenção do cliente em potencial

Lembre-se que você precisa estar em contato com o seu público, e não apenas quando ele te procura. Quem não aparece não é lembrado. Programe-se para disponibilizar constantemente conteúdos relevantes e interessantes. As redes sociais são fundamentais e fáceis para viabilizar essa interação e relacionamento constante.

2- Crie oportunidades verdadeiras

Algumas ações possibilitam acelerar as vendas do seu serviço ou produto, como, por exemplo, cupons de desconto. Mas para que elas funcionem corretamente é  preciso oferecer ao cliente uma vantagem real.

Além disso, se esta vantagem não existir, e for apenas para chamar o cliente, você perderá a sua credibilidade. O cliente precisa saber do valor da vantagem que está ganhando e como ele será beneficiado quando finalizar a sua compra.

3- Branding é tudo

Tudo que você produzir dentro da estratégia de Marketing Direto precisa estar alinhado com o posicionamento do seu negócio. Aproveite essas comunicações para reforçar os seus valores e princípios. Isso irá te diferenciar dos seus concorrentes.

 O trabalho de reforçar a marca, ou seja, de branding, tem que ser feito 24 horas por dia. Isso ajudará o cliente na hora em que ele decidir firmar a compra, pois ele irá lembrar da sua marca e da postura.

Ações como essas levarão o seu potencial cliente ao processo de compra, na qual a etapa final é consolidada pela finalização da compra ou serviço.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *