Posted in:

Como Montar uma Equipe de Vendas Vencedora

Seu time de vendas precisa atingir a excelência. Descubra aqui como montar uma equipe matadora!

como montar uma equipe de vendas guia
Rate this post

Você sabia que uma boa equipe de vendas é vital para o seu negócio?

Você já viu alguma empresa ter sucesso no mundo dos negócios sem uma equipe de vendas? Posso te garantir que isso não é possível. Então, como montar uma equipe de vendas vencedora?

Neste texto, você descobrirá como fazer isso passo a passo!

O setor de vendas é o que capta e retém clientes. É o setor responsável por trazer receita e lucro para a empresa.

Afinal, de nada adianta um produto excelente e uma ótima estratégia de marketing em volta, se você não tiver uma equipe de vendas matadora, que feche negócios e ganhe clientes, certo?

O seu negócio precisa de uma equipe focada, que entregue resultados, porém que saiba se virar sem que você tenha que gerir ou comandar cada passo dela.

A equipe precisa ser viva por si só, e funcionar sem a sua mão o tempo todo.

Mas então, como montar uma equipe de vendas, que funcione sozinha e gere resultados?


Leia nosso post completo com dicas e técnicas para você bater a meta todo mês.

Aprenda em nosso post completo como analisar e se diferenciar dos concorrentes!


Podemos te adiantar que não é uma missão fácil, porém totalmente possível.  Serão necessários diversos perfis de vendedores vencedores para que a sua equipe esteja completa e funcionando.

Nesse post falaremos sobre tudo que precisa fazer (e o que não pode ) para garantir vendedores que sejam 100% focados em resultados, e vamos te ensinar como montar uma boa equipe de vendas do ZERO.

Se você está começando um negócio e quer montar o seu sales team, esse conteúdo é para você.

Se você é um gestor de vendas experiente, e quer relembrar as melhores formas de motivar a sua equipe, esse conteúdo é pra você.

Se você é um empreendedor e quer saber da importância das vendas para a sua estratégia ter um resultado rápido, esse conteúdo e para você!

Vamos passar desde dos princípios básicos, até a forma de como montar uma boa equipe de vendas.

Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário no final.

Boa leitura!

Porque você precisa saber como montar uma equipe de vendas de sucesso

como montar equipe de vendas, os motivos
Monte uma equipe de vendas perfeita para a sua empresa!

Como montar uma equipe de vendas não e algo fácil e rápido, você precisara de paciência e muito foco. A equipe ideal não nasce da noite para o dia. Isso acontece porque uma equipe de vendas fortes precisa ser equilibrada.

Mas o que queremos dizer com equilibrada?

É necessário que todos os vendedores que sejam da equipe tenham habilidades que se complementem e se unam para o bem maior da empresa: vender.

Achar essas habilidades, ou as vezes desenvolve-las na sua atual equipe, pode ser algo complexo de fazer.

Por exemplo: de nada adianta você ter vários vendedores que sejam especialistas em pitchs ou fechamentos de vendas, e não ter nenhum especialista em SAC ou relacionamento com o cliente.

Investir em diversos talentos não é um capricho, é uma estratégia para cobrir o máximo de oportunidades possíveis dentro do seu processo de negócios.

Vamos analisar 3 tipos de perfis de vendedores que precisam estar no seu radar, antes de você decidir como montar uma equipe de vendas:

1 – O vendedor facilitador e negociador:

como montar equipe de vendas, tipos de vendedores
Cada vendedor tem um perfil. Ter uma equipe diversificada garante resultados diversificados!

Esse tipo de vendedor e especialista em facilitar negócios e abrir oportunidades. Ele é extremamente necessário para a sua equipe, por isso decidimos pô-lo em primeiro lugar.

Encontrar esse tipo de profissional pode não ser fácil, porém e muito recompensador uma vez que ele está na equipe.

Esse cara e responsável por conhecer muitas pessoas e trazer muitas oportunidades de vendas para a empresa.

Aonde ele se encaixa na equipe: supondo que a sua empresa faça negócios B2B, e que você esteja tentando há tempos entrar em um cliente que parece muito difícil de marcar uma reunião ou ir em frente com a apresentação de um produto.

O vendedor facilitador e negociador vai entrar no jogo e conseguir essa reunião. Mais ainda, ele vai conduzi-la e negociar os melhores termos até o fechamento.

Essa é a habilidade principal dele: aberturas de contas, facilitação de negócios e negociação na hora da venda. Esse cara e simplesmente essencial para a sua equipe.

2 – O vendedor técnico:

Esse tipo de vendedor é importante para empresas que tem produtos altamente técnicos. Exemplo: suponha que você é gerente de vendas de uma empresa de esterilização. Você vai precisar de alguém que seja consultor técnico-comercial. Provavelmente será um enfermeiro (a).

Esse exemplo pode se estender para outros segmentos como: automotivo, serviços de saúde ou telecomunicação.

Aonde ele se encaixa na equipe: esse tipo de vendedor é o responsável por levantar, analisar e ajudar administrar toda e qualquer venda que necessário um approach técnico. Ele pode ajudar na elaboração de propostas, entendimento de demandas do cliente ou em nomenclaturas e termos técnicos.

3 – O vendedor fazendeiro:

Esse tipo de vendedor é um grande cultivador. Ele cultiva relacionamento, oportunidades e fica responsável por ações estratégias de aproximação do cliente.

Em empresas de serviço, por exemplo, o relacionamento é tudo. Quem não é visto, não é lembrado e por isso é necessário que alguém do time de vendas seja responsável por fazer esse link de comunicação com o cliente.

O vendedor fazendeiro é esse cara.

Aonde ele se encaixa na equipe: ele vai cultivar relacionamentos, sempre tomando a melhor decisão para o cliente e para a empresa. Ele vai entender o que o cliente quer do produto, ser responsável pela comunicação direta com o cliente e comandar as reclamações e pesquisas de satisfação junto com o SAC.

Agora, façamos um exercício prático de como seria o time com esses 3 vendedores:

O vendedor facilitador abria um negócio importante e conduziria todo a parte inicial (desde o approach até as primeiras reuniões).

Daí, o vendedor técnico ajudaria no entendimento das principais demandas do cliente, enquanto monta a proposta comercial com todos os termos necessários.

Uma vez que o contrato fosse assinado, e a venda feita, a responsabilidade do relacionamento seria passada para o vendedor fazendeiro, que cultivaria o cliente de uma forma que ele sempre se sentisse satisfeito com o produto ofertado.

Quando falamos que os 3 talentos precisam se integrar, é algo como o exemplo acima que estamos falando.

Independentemente da forma, entender como montar uma equipe de vendas diversificada e com talentos que se completam pode te ajudar bastante.

Agora vamos dar uma olhada nas características que e a equipe de vendas precisa ter como um todo, ok?

Características comuns de equipes de vendas vencedoras

Não existe mágica em como montar uma equipe de vendas, existe apenas treinamento e conhecimento sobre todos os tipos de vendedores que fazem parte dela e o que exigir para ela tenha sucesso. Existe 2 caraterísticas que são essenciais para qualquer equipe de vendas ter sucesso. Vejamos:

1 – Sincronia e união:

como montar uma equipe de vendas sendo unida
Uma equipe unida compartilha vitórias, e é mais forte com as derrotas!

Você não precisa ser o melhor amigo do seu colega de vendas, porém é necessário um certo tipo de união, sim. Vendas é algo feito de pessoas por pessoas, e se não houver sincronia entre as pessoas da sua equipe, a venda pode ser malfeita ou conduzida da forma errada.

Não tem como, a equipe comercial precisa ser um time unido.

Como vender algo para um cliente se a equipe não consegue nem se organizar para dar o melhor de si? Como passar a imagem de uma empresa sólida para o cliente, se vocês não demonstram sincronia no dia a dia?

Esteja sempre atento a integrar o trabalho do seu colega, dentro da sua equipe de vendas. Pense sempre consigo mesmo: “o que eu posso fazer para ajudar a minha equipe de vendas a fechar o maior número de negócios possíveis?”

Uma equipe unida enfrentar as adversidades unidas e busca mais vendas. Simples assim.

2 – Compartilhamento de informações:

Essa é uma necessidade não só da equipe de vendas, como de varios outros setores. Compartilhar as informações sobre vendas, clientes, oportunidades e novos negócios é essencial.

Você não pode acha que a venda é sua e pronto. A venda é da empresa. O objetivo é fazer a empresa lucrar, e não o seu ego. É sempre importante dividir informações para que você tenha diversos pontos de vista sobre a oportunidade.

De repente outro colega da sua equipe percebe uma brecha ou tem uma ideia interessante, que pode te ajudar a fechar a venda mais rápido, e que você não viu.

Tenha sempre em mente que várias cabeças pensam melhor que uma, e que o objetivo é a empresa lucrar!

O que não fazer ao montar uma equipe de vendas

Vendedores tem o poder de fazer coisas impossíveis, quando juntos. Porém, isso precisa ser resultado de uma equipe bem estruturada, com profissionais que se completam e totalmente focados.

Existe, entretanto, algumas coisas que não devem ser feitas na hora de montar uma equipe de vendas. Evitar essas coisas pode tornar a sua equipe mais harmoniosa e focada. Vejamos:

  1. Nunca contrate vendedores que gostam de competir entre si.
  2. Nunca contrate vendedores que demonstram chances de ser desonestos com o cliente
  3. Nunca contrate vendedores ou monte uma equipe focada só em dinheiro. O cliente precisa vir em primeiro lugar sempre.
  4. Nunca contrate vendedores que não querem trabalhar duro e lutar pelo seu sucesso, ou que preferem o caminho mais fácil.
  5. Nunca contrate vendedores que fazem intrigas, fofocas ou geram discussões e ambientes ruins para a sua equipe de vendas.
  6. Nunca contrate vendedores descompromissados com o posicionamento da sua empresa.

Todos os itens acima são fáceis de serem evitados e tem um GRANDE poder de evitarem problemas na sua equipe futuramente. Por isso, aconselhamos que você os siga à risca!

É necessário dar um nome para a equipe de vendas?

Essa ideia depende muito de você e da sua empresa, mas não influencia em como montar uma equipe de vendas não.

Se sua equipe for focada em relacionamento com o cliente, talvez um nome como: Equipe VeR – Vendas e Relacionamentos, seja interessante. Ou se o foco for prospecção, você pode chamar de: Pré-vendas e Novas oportunidades.

De qualquer forma, o nome fica ao seu critério. Apenas seja criativo!

Como gerenciar uma equipe de vendas – Dicas finais.

como montar uma equipe de vendas e gerencia-la
O gerenciamento da sua equipe precisa ser como líder, e não chefe.

Gerenciar uma equipe não é algo fácil. Na verdade, é tão difícil como montar uma equipe de vendas. Mas, existem algumas dicas rápidas que podem te ajudar a gerenciar sua equipe de vendas de uma forma melhor. La vai:

  1. Defina metas que sejam bem estruturadas, reais e possíveis para os seus vendedores.
  2. Esteja lá para gerencia-los como líder, não como chefe.
  3. Tire dúvidas, faça parte do processo e ponha a mão na massa junto com a sua equipe.
  4. Se algum vendedor está indo mal, tente entender o motivo e ajuda-lo a supera-lo.
  5. Da mesma, se algum vendedor estiver mandando bem, o parabenize e ajude-o a continuar assim.
  6. Sempre esteja aberto a novas possibilidades de nego cios e vendas. Saiba ouvir a sua equipe.
  7. Foque no cliente sempre. Passe essa visão para seus vendedores. Eles precisam valorizar o cliente.

Conclusão: Aprendeu como montar uma equipe de vendas de sucesso?

E aí, aprendeu sobre a importância e os principais pilares para montar uma equipe vencedora? Esperamos que sim!

Seguindo algumas dessas dicas, e todas as outras que demos acima você vai montar uma equipe de vendas matadora e pronta para fazer a sua empresa lucrar como nunca!

Lembre-se sempre de juntar talentos diferentes, que se complementem e agreguem valor para a sua empresa.

Procure-os com calma, ache os tipos certo de vendedores para o seu tipo de empresa. Eles com certeza estão em algum lugar prontos para fazer as suas vendas decolarem!

Demora tempo? Sim. Porem vale cada segundo de esforço e paciência. Quando eles se desenvolverem e fizerem grandes vendas, você se sentirá orgulhoso do trabalho de recrutamento que fez.


Leia aqui o nosso guia completo: Vendas: Como ser o melhor vendedor do seu negócio!

Quer descobrir como atingir o pitch perfeito de vendas? Leia nosso post completo aqui e não fique para trás!


Ficou alguma dúvida ou tem alguma sugestão em como montar uma equipe de vendas matadora? Deixe sua sugestão abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *