Posted in:

Canvas: saiba como esta ferramenta pode ajudá-lo a ter sucesso

Conceito é responsável por auxiliar no desenvolvimento de planejamentos estratégicos e de possibilitar a avaliação geral de negócios e projetos inovadores.

Business executives discussing with their colleagues on whiteboard
Rate this post

Introdução

O método Business Model Canvas é uma ferramenta muito utilizada na fase de construção de novos negócios e projetos, com o objetivo de evitar falhas, produções controversas e identificar a viabilidade das ideias que estão sendo planejadas. O Canvas também é reconhecido por auxiliar as empresas a desenvolverem seus serviços de forma rápida, assertiva e que vão de encontro com o perfil de seus clientes. O conceito do canvas incide que qualquer projeto e negócio pode ser mapeado e planejado dentro da estrutura do modelo.

O Canvas é um quadro separado por nove blocos. Cada bloco representa uma etapa que deve ser analisada e preenchida antes de seguir para a fase de implementação. A aplicação pode ser feita em uma folha de papel ou até mesmo em um aplicativo de edição. A partir desta análise é feito um mapa visual organizado, capaz de identificar se o negócio faz sentido, se há ligação entre todos os setores envolvidos, e o que será, ou não, viável para o negócio. Com este método é possível obter uma visão prática da cultura, visão e missão do negócio.

Muitos empreendedores geralmente possuem dificuldades na hora de definir seu modelo de negócio, e o método Canvas é uma excelente estratégia para auxiliá-los a avaliar a viabilidade de suas ideias e empreendimentos. Este conceito pode ser utilizado em diversas frentes de negócios, seja para modificar o mesmo, lançar novos produtos, explorar mercados ou simplesmente para que o empresário tenha uma visualização 360° da empresa.

Este artigo tem como objetivo auxiliar você na estruturação de um negócio através do método Canvas. Abaixo, seguem os principais temas que serão abordados:

  • O que é o modelo de negócios Canvas?
  • Qual a importância do modelo de negócios Canvas para uma empresa?
  • Quando começar a fazer o modelo de negócios Canvas?
  • Conheça o passo a passo para implementar o método Canvas
  • Como desenvolver o seu modelo de negócios Canvas

O que é a metodologia Canvas?

write-593333_1920

Criada pelo suíço Alex Osterwalder, entre 2004 e 2010, ao tentar buscar uma forma que descrevesse melhor seu modelo de negócio, a metodologia Canvas surgiu com o objetivo de desenvolver novas estratégias e promover inovações dentro das organizações. Após seu surgimento, em pouco tempo, o conceito se tornou essencial para o desenvolvimento tático e operacional de qualquer empresa, sendo capaz de auxiliar empreendedores de diversos segmentos a esquematizar, desafiar, inventar e criar seu modelo de negócio de forma visual e prática.

Ao criar uma empresa, é fundamental que o empreendedor tenha em mente a importância de se ter uma visão ampla de todos os setores e serviços oferecidos, para ajudá-lo a prevenir possíveis falhas. Neste contexto, o canvas reúne um conjunto de itens que devem pensados e ser descritos no quadro para que os empreendedores avaliem suas estratégias da forma mais assertiva possível.

A ferramenta consiste em um quadro dividido por nove blocos, subdivididos em quatro etapas: o quê, quem, como e quanto. Nos quais, o empreendedor considera os elementos essenciais da empresa, como por exemplo: propostas de valor, parcerias, atividades chaves, relacionamentos, canais, segmentos de clientes, estrutura de custos, entre outros.

Para o melhor uso da ferramenta, recomenda-se que seja feita a impressão do quadro e que as estratégias sejam colocadas nele através do uso de post-it, para facilitar a realocação das informações.

O interessante é que o Canvas fique a vista, em um local em que poderá sempre ser consultado e lembrado. Seja colado em um mural ou até mesmo na parede. Além disso, o Canvas deve ser revisado com uma certa periodicidade para que se faça, caso necessário, alterações em algumas informações para conseguir um melhor resultado.

Um dos diferenciais do método é a possibilidade de ser utilizado de maneira mais prática e interativa do que um plano de negócios. Nele o empreendedor pode organizar e definir suas ideias de maneira mais dinâmica, clara e objetiva.

Qual a importância do modelo de negócios Canvas para uma empresa?

modelo_canvas

São diversos os pontos positivos da implementação do método Canvas e, entre o mais importante está a possibilidade em visualizar o conjunto de um negócio de forma ampla, além de organizar graficamente as ações de cada setor. Outro ponto é que a ferramenta pode auxiliar empreendedores iniciantes na sinalização de dados e serviços que merecem atenção especial. Um deles é a segmentação de clientes. Este quesito que é tido como um dos mais importantes de uma organização, deve ter uma estratégia específica e assertiva sendo o primeiro ponto a ser pensado em um modelo de negócio.

Seja para iniciar uma empresa ou reposicioná-la em um mercado de atuação, o modelo Canvas pode ser também uma oportunidade para se analisar diversos recursos dentro de uma organização. Muitas empresas já utilizam essa metodologia e têm obtido resultados muito positivos. Um dos benefícios de estabelecer uma estratégia baseada em Canvas é a possibilidade de engajar a equipe em um modelo interativo de planejamento. Além disso, essa estratégia oferece ideias inovadoras. Confira os principais benefícios que o modelo Canvas pode oferecer para o seu negócio:

1)    Apresentação visual

Um dos diferenciais do método Canvas é a probabilidade de diminuir o processo burocrático que é planejar as atividades de uma organização. Através de uma exposição visual todos terão uma visualização mais ampla do negócio e não apenas através de números dispostos em planilhas, que muitas vezes não permitem uma boa compreensão geral do que consiste a empresa e suas atividades.

2)    Praticidade

Através do Canvas é possível pensar de forma prática sobre sua empresa, a partir de conceitos complexos ou pontos objetivos do seu negócio. Este conceito oferece a classificação da estrutura do seu negócio através de nove quadros, de forma organizada, permitindo a compreensão das suas atividades e recursos de modo simplificado.

3)    Abrangente

O modelo Canvas não é utilizado apenas em empresas ou organizações de grande porte. O sistema pode ser implementado em todos os tamanhos de negócios, micro, pequenos ou grandes, em qualquer segmento ou atividade.

4)    Envolvimento da equipe

O Canvas permite que todos envolvidos na organização participem das decisões e do planejamento, garantindo que diferentes membros de um grupo colaborem com sugestões de ideias.

5)    Abordagem colaborativa

Este formato de estratégia de negócio consiste em fazer com que a empresa não atue sozinha. Com o Canvas, todos os setores estão representados, e cada bloco é ligado a outro, onde todos fazem parte de um único sistema. Isso garante que diversos elementos importantes da organização não sejam deixados para trás.

Quando começar a fazer o modelo de negócios Canvas?

startup-593343_1920

Por um bom tempo, a definição de um modelo de negócio foi considerada uma prática difícil de ser compreendida. Isso porque muitos empreendedores tinham dificuldades em identificar o real foco da sua companhia. Porém, com a propagação da metodologia Canvas, muitos empresários passaram a visualizar esse processo de maneira menos burocrática e mais objetiva. A partir daí, surgiram diversas oportunidades como o Canvas, que se tornou rentável e essencial para empresas de diversos segmentos.

Este conceito pode ser implementado em diversos estágios de um negócio e, principalmente, quando há necessidade do empreendedor em inovar seus modelos de negócios, seja para reagir a uma situação de crise, ou simplesmente ao buscar um novo potencial de crescimento. Além disso, muitas empresas aplicam a metodologia Canvas quando estão começando ou planejando um novo produto.

O canvas pode ser empregado desde o momento da fundação da organização, sendo atualizado ao longo do tempo à medida que as suposições listadas começam a ser testadas e validadas. Também é uma ótima ferramenta para planejamentos estratégicos.

De acordo com especialistas, a melhor forma de se elaborar o modelo Canvas é começando pelos segmentos de clientes e o público que deseja atingir. Neste início, é muito importante também que o empresário analise a possibilidade de trabalhar com um determinado nicho de mercado, além de definir estratégias diferenciadas para o negócio.

Em seguida, deve se pensar em sua proposta de valor, no propósito do seu negócio, e em como você pode fazer para que toda a sua equipe esteja alinhada com a empresa. Por último, o conceito de Canvas recomenda que você explore assuntos relacionados à operação. Meça quais são as fontes de receita e pense em quais atividades-chave, ou serviços, você vai oferecer e como esses serviços estão conectados para gerar os melhores resultados para o cliente.

Com esse método, é possível delinear inúmeros modelos de negócios ao mesmo tempo, facilitando a comparação entre eles e a compreensão global do funcionamento da empresa. Tenha em mente que projetos bem estruturados têm mais chances de dar certo, uma vez que as necessidades e o perfil do consumidor, os riscos, custos e recursos necessários foram devidamente mapeados. Além disso, nesta fase do planejamento você consegue perceber se o modelo de negócio é realmente financeiramente viável.

Passo a passo para fazer o Canvas

modelo_canvas

Uma boa ideia é apenas o início de uma série de processos que irão surgir para quem quer empreender. E transformá-la em um negócio lucrativo só é possível através de um bom planejamento estratégico.

Nesse artigo, detalhamos melhor como você pode aplicar o Canvas em sua empresa. Porém, para implementá-lo, é preciso que o empreendedor siga algumas regras importantes que tornam esta metodologia efetiva dentro de uma empresa. Confira:

  • Valores – Os valores organizacionais são tidos como um dos elementos mais importantes que uma empresa possui. Por isso, além de definir seu produto ou serviço, exponha quais valores serão passados aos seus clientes.
  • Segmento – Defina quais são os perfis dos seus clientes, onde estão localizados e qual a necessidade comum de ambos.
  • Canais – Determine de que maneira seus produtos serão reconhecidos, como chegarão aos clientes e como será seu formato de interação com eles.
  • Relacionamento – Mantenha sempre um bom relacionamento com os clientes, e determine o que precisará fazer para estreitar este relacionamento.
  • Receitas – Estabeleça os gastos e como você irá pagar pelos seus produtos ou serviços.
  • Recursos principais – Procure catalogar os recursos necessários para fazer o negócio funcionar.
  • Atividades principais – Liste as ações necessárias para a realização da proposta de valor.
  • Parcerias – Saiba identificar os fornecedores e parceiros estratégicos que ajudarão na realização da proposta de valor.
  • Estrutura de custos – É muito importante listar todos os custos que serão necessários ao se realizar a proposta de valor.

Seja online ou impresso, o modelo de negócio canvas costuma ser bem simples. Se impresso, pode ser preenchido por post-its, para que possam ser facilmente modificados ao longo do tempo, já que tais informações ainda são consideradas testes e poderão sofrer alterações.

Saiba quais ferramentas podem te ajudar a desenvolver o seu modelo de negócios Canvas

modelo_canvas

Existem alguns elementos usados para interpretar o quadro Canvas, que devem ser levados em consideração pelo empreendedor que deseja alcançar resultados positivos com a metodologia.

A proposta de valor, por exemplo, deve ser pensada tendo como direção os clientes. Desta forma, deve ser feito o alinhamento entre os canais de comunicação, venda, distribuição, relacionamento, etc. Todos estes fatores, são reconhecidos como valor para os clientes, o que consequentemente irá gerar as receitas que a empresa necessita.

O Business Model Canvas não possui restrições de uso e não se limita a um determinado modelo. Você deve seguir o seu jeito, porém, sem abrir mão das regras e ferramentas, começando da esquerda para a direita, da direita para a esquerda, escrevendo detalhadamente cada processo. O lado esquerdo simula a eficiência e o lado direito do quadro o valor, isso porque nosso cérebro também é divido assim, o lado esquerdo representa nossa lógica e o lado direito nossas emoções.

Confira algumas dicas de como tornar seu Canvas Business Model mais didático e de fácil entendimento:

1) Utilize post-its para cada um dos blocos do seu quadro. Isso faz com que as ideias se tornem circulares.

2) Defina palavras e imagens para descrever seus blocos com o objetivo de chamar atenção de todos.

3) As cores podem auxiliá-lo a dar mais clareza ao seu modelo de negócio. É muito útil compilar as cores de todos os elementos e relacionar a um segmento específico.

4) Não se prenda a apenas uma ideia e tenha a mente aberta para esboçar modelos de negócios alternativos e também ouvir sugestões.

5) Comece seu modelo Canvas a partir de uma tela em branco. Conte a história do seu negócio e vá preenchendo de acordo com os temas relacionados.

6) Analise cada modelo de negócio que você encontrar. Compreenda, aprenda e aplique.

Comece a desenvolver o seu modelo de negócios Canvas agora mesmo!

Criado para empreendedores revolucionários e que estão em busca de serviços inovadores, o conceito Canvas é voltado também para quem deseja estabelecer novas maneiras de fazer negócio. Este modelo tem transformado o mundo dos negócios por possibilitar uma mudança na forma como as pessoas estão criando e gerando seus empreendimentos. O Canvas tem recebido cada vez mais atenção, e se tornado uma ferramenta cada vez mais presente nas empresas em todo o mundo.

O Canvas permite desenvolver diversas possibilidades estratégicas, como: arquitetar, desenhar e visualizar o seu modelo de negócio de forma completa e objetiva. Desenvolvê-lo significa ter em sua empresa uma ferramenta que permite que a entrega de valor seja real e atenda os interesses do público definido, além disso, o Canvas ajuda a empresa a manter os colaboradores alinhados a cultura da organização.

Desta forma, é possível visualizar a descrição do negócio, das partes que o compõem, de forma que a ideia sobre o negócio seja facilmente compreendida por seus stakeholders. Tudo isto pode ser realizado independentemente do segmento de atuação da empresa. Com a construção do Canvas você construirá o seu negócio e conseguirá analisar a viabilidade da proposta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *